quarta-feira, 11 de maio de 2011

São Luís vai receber voo direto de Milão a partir de julho

Do Jornal  Cazumbá



Já está confirmado: a partir do dia 15 de julho, São Luís vai receber voo internacional direto da Itália. A articulação positiva da Prefeitura Municipal de São Luís foi divulgada ontem, pelo secretário de Turismo, Liviomar Macatrão, em evento promocional do São João na capital cearense.

Os voos, segundo o secretário, vão acontecer semanalmente com o itinerário Milão-São Luís(MA)-Fortaleza (CE)-Milão. O Jornal Cazumbá, presente ao evento, participou da coletiva de imprensa e conversou com o empresário Sérgio Boscio, da Sweet Emotion, principal operadora italiana na promoção da Cidade Patrimônio da Humanidade que, obviamente, irá favorecer os demais pólos turísticos do Maranhão. Segue a entrevista:

Jornal Cazumbá: Quantas pessoas virão nesse primeiro voo e como vocês da Sweet Emotion, irão programar os seguintes?

Sérgio Borcio: A capacidade máxima da aeronave é de 250 pessoas. Já estamos com esse primeiro voo fechado. Como a programação será semanal, já trabalhamos para os próximos vôos, com o objetivo de trazer sempre o maior número de italianos e europeus para conhecer as belezas desses dois estados do nordeste brasileiro.

JC: Qual a previsão de número de turistas italianos por voo para conhecer o Maranhão, nesse primeiro momento?

SB: Considerando que em julho estaremos no início da alta estação italiana, vamos ter voos com 150 passageiros em média. Alguns irão desembarcar em São Luís e outros seguirão para Fortaleza para fazer a Rota das Emoções, começando por Jericoacoara, seguindo pelo Delta das Américas, no Piauí, e terminando com os Lençóis e São Luís.

JC: Você acredita que a Rota das Emoções será um destino muito procurado pelos italianos?SB: Sim. A Rota das Emoções é um produto novo, com muito apelo turístico. Acredito que esse destino será um grande sucesso e, para tanto, estamos investindo bastante nessa promoção, até porque a Rota não é conhecida pelos italianos. Mas eu visitei, testei, gostei , aprovei e acredito que o italiano vai gostar muito também desse destino.

JC: Como o turista italiano vê o destino São Luís e Maranhão?
SB:
Vê como uma novidade. Os italianos vão se encantar pela beleza da capital São Luís, que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Além do mais, tem os Lençóis Maranhenses, esse lugar belíssimo que mostra uma paisagem fascinante, capaz de apaixonar a quem vê. Geralmente, os italianos viajam em família, portanto, a escolha do roteiro deve agradar a todos. E uma coisa é certa: italiano gosta de viajar para conhecer as belezas, a cultura e a gastronomia brasileiras.

JC: O vôo não será charter. Por que?

SB: Muitos voos charters na Itália não deram certo junto aos operadores. Então, existe essa barreira com o nosso público. O voo que virá para São Luís e Fortaleza é de linha.

JC: Qual é o perfil de consumo do turista italiano? Que produtos e serviços são mais procurados por eles, quando numa viagem a passeio?

SB: Sendo esses destinos um roteiro novo para o italiano, vamos lhes propor vários perfis de consumo dos produtos turísticos daqui. Logo, ele vai escolher o que melhor se encaixar dentro de suas característica e motivações naquele momento.

JC: O aeroporto de São Luís passa por reformas estruturais. Isso não irá atrapalhar a promoção da cidade entre os italianos?

SB: Creio que não. Iremos informar sobre a reforma e dizer que o problema já está sendo sanado e, dentro em breve, a situação será revertida.

JC: Qual será o custo dos pacotes da Itália para o Maranhão?

SB: Para um grupo de 20 pessoas, por exemplo, o custo será de 1.500€ (euros). Mas cada destino terá um valor determinado.

JC: Como esses voos são uma via de mão dupla, o que o turista maranhense poderá esperar na Itália? Vocês já pensam em roteiros para ofertar ao visitante daqui?

SB: Sim. Temos roteiros para todos os gostos, como o turismo religioso, o gastronômico, o cultural... O tour pelas cidades como Veneza e Milão, a região dos vinhedios da Toscana. Enfim, são muitas as possibilidades, depende do que o maranhense quer conhecer na Itália.
 

Nenhum comentário: