domingo, 1 de maio de 2011

Obras do espigão estão adiantadas

Obras do espigão estão adiantadas


Thamirys D´Eça

Da equipe de O Estado


As obras do Espigão Costeiro na Ponta d'Areia estão em estágio avançado. Cerca de 80 metros de pedras já foram colocados para conter a erosão causada, nos últimos anos, pela força da maré na orla de São Luís. As obras foram iniciadas no dia 15 do mês passado, quando a ordem de serviço foi assinada pelo secretário Max Barros, e estão previstas para ser concluídas em seis meses. Apesar de ainda estar em fase inicial, o serviço tem atraído curiosos, que já consideram o lugar como atração turística.

Para a obra, foram investidos R$ 12.038.277,56. O espigão terá 572 metros de comprimento, 7 metros de crista na largura inicial, 9,94 metros de largura intermediária e 13,36 metros de largura final. A altura será de 8 metros, o que deve deixar 1,4 metro de altura acima da preamar máxima.

Financiada pelo Governo do Estado, a construção do espigão funcionará como muro para impedir que a maré siga em linha reta, desviando-a para o lado esquerdo, dando vazão ao seu fluxo. Dessa forma, a areia do terreno não será desviada, impossibilitando o agravamento da erosão típica do lugar.

A situação na área se agravou desde 2009, principalmente quando bares e prédios passaram a sofrer constantemente com a invasão das águas. Em alguns dias a maré chegou a superar os 6,5m, derrubando árvores, invadindo a área de asfalto, destruindo ruas e estruturas à beira-mar.

Outro motivo para a cons- trução do espigão é que este impedirá o assoreamento do canal de navegabilidade da área que causa constantes encalhes na travessia da Baía de São Marcos. A ação irá beneficiar a Lagoa da Jansen, que se manterá com oxigenação em suas águas e com potencial de navegação.

Para a região da Península da Ponta d'Areia também estão previstas obras de revitalização e urbanização. O objetivo é atrair visitantes e turistas e, ainda, melhorar a qualidade de vida de quem mora nas proximidades.

Apesar de ainda estar em fase inicial, vários curiosos vão até o local para acompanhar o andamento da obra. Ontem o empresário Raimundo Torres esteve no local. "Estava passando de carro, vi e resolvi descer para dar uma espiada. Só via nos noticiários sobre a obra, mas não tinha visto ao vivo", contou.

Alguns já estão até considerando o local como atração turística. "Parece que vai ficar muito bonito aqui. As pessoas vão poder ir até a ponta do espigão e ficarão com água de um lado e do outro. Muita gente vai querer vir para apreciar o mar ainda de mais pertinho", considerou a dona-de-casa Mariana Severo.

Quem mora perto do lugar também comemora a construção do espigão. "Além de se tornar atração turística, vai ser muito bom para quem mora aqui, pois teremos mais tranqüilidade. Antes as pessoas aqui ficavam pensando que daqui a alguns anos a água iria chegar até os prédios próximos e a área teria de ser evacuada", afirmou a universitária Francília Mendes.

Nenhum comentário: