quarta-feira, 6 de abril de 2011

São Luís em cores e luzes

Ampliar foto

São Luís em cores e luzes
 
Carla Melo
Subeditora do Alternativo
 Dono de um traço que mescla o figurativo com o abstrato, o artista plástico Beto Lima inaugura hoje, às 19h, a mostra “Cores e Luz”. A exposição, montada na Galeria de Arte do Sesc (Praça Deodoro), fica em cartaz até o dia 29 deste mês.
Composta por 15 telas inéditas, a coleção é uma homenagem a São Luís. “Ano que vem a cidade completa 400 anos e eu queria prestar uma homenagem. Embora não seja de São Luís, me considero um ludovicense”, frisou o artista, que é natural de Araioses.
A cidade natal, aliás, está presente na mostra por meio do quadro que traz sua igreja matriz. A pintura é uma das seis igrejas que estão na exposição. Além dela, Beto Lima pintou os templos de Santo Antônio, da Sé, Nossa Senhora do Desterro, Remédios e Nossa Senhora do Carmo. “Foi um desafio pintar as igrejas porque meu trabalho não é figurativo, então tive de fazer vários estudos para reproduzir os templos, o que levou um certo tempo”, disse o artista.
Para retratar as igrejas, ele lançou mão de artifícios como a fotografia, além de uma observação minuciosa. “Cheguei a comprar uma lupa a fim de observar melhor os detalhes de cada construção e colocá-los na tela”, revelou.
Perspectivas – Paisagens da cidade escolhidas por Lima também compõem a mostra. Ele explica que para pintar as telas escolheu perspectivas pouco convencionais. Um exemplo é o Porto do Itaqui, que foi pintado a partir da Ponte do São Francisco e a Praia da Guia, também retratada pelo artista.
Além das telas com temática local, o pintor expõe ainda quadros de paisagem de cidades italianas. “Mantenho um intercâmbio com a Itália. Já realizai 12 exposições naquele país e sempre levo algo da cultura do Maranhão, assim como trago referências de lá”, assinalou.
Usando uma cartela de cores bem vibrantes, uma das características de seu trabalho, o artista começou a montar a mostra em novembro do ano passado. Os locais retratados foram escolhidos pelo pintor, que diz ter selecionado as paisagens que ele mais gosta. “Usei um critério puramente pessoal. Tenho uma relação de amor com São Luís e isso está presente em minhas telas”, afirmou.
Exposições – Esta é a 15ª exposição individual de Beto Lima, que já participou de salões de arte e exposições coletivas. Autodidata, ele começou a carreira em 2004. Antes, o artista pintava, mas sem compromisso. “Eu já tinha contato com artistas como Péricles Rocha, Dila, Rogério Martins e outros, porque eu trabalhava com molduras e prestava serviços para eles”, relembra.
Atualmente, Beto Lima prepara-se para mais uma viagem à Itália, país no qual vende suas telas por meio de dois marchands daquele país.
Para Lima, a exposição “Cores e Luz” representa um amadurecimento de seu trabalho. Adepto da técnica espátula sobre tela, ele diz que o seu processo criativo é puramente intuitivo. “Depois das telas prontas, olho para elas e digo que são uma obra de Deus. Acredito que Ele me deu este dom”, comenta Lima.


Nenhum comentário: