O primeiro trabalho totalmente produzido em tecnologia digital no Maranhão, o documentário “Navegar”, será lançado em São Paulo durante a 1ª Feira da Inovação Tecnológica do Audiovisual (XPTA.LAB), que acontecerá de hoje a 5 deste mês. A produção, feita por uma equipe multidisciplinar composta por alunos e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é resultado do projeto “Estação-Escola de Televisão Digital”, feito em consórcio com o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital, de João Pessoa (PB).
Com duração de 25 minutos, o trabalho levanta a questão do patrimônio histórico e arquitetônico de São Luís. “A cidade está prestes a celebrar os 400 anos de existência e, apesar do discurso de preservação, o que vemos é a degradação desse patrimônio”, diz o professor Márcio Carneiro dos Santos, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão e que assina a direção do trabalho.
Com depoimentos de representantes de órgãos ligados ao patrimônio, historiadores, comerciantes e pessoas da comunidade, as imagens foram captadas em alta definição e retratam as ruas centenárias, monumentos históricos e casarões com suas belezas e problemas.
O documentário é conduzido por um narrador e dois apresentadores, que, ao longo do documentário, mesclam informações sobre a cidade com as possibilidades de interação na TV Digital. “A produção tem um caráter didático, já que abrimos espaço para falarmos sobre interatividade, algo relativamente novo para as pessoas”, observa Márcio Carneiro.
O professor salienta que uma das principais características da produção é mesmo a interatividade. “De uma forma simplificada, podemos dizer que esse atributo é obtido por meio de um aplicativo que o telespectador pode acessar e assim obter informações adicionais àquelas que integram o documentário”, explica Márcio Carneiro.
Informações como mapas e dados sobre a cidade são algumas das que foram inseridos no trabalho. “É claro que quem não tiver o recurso da TV Digital também poderá assistir ao doc, mas sem a possibilidade de acessar este outro conteúdo. Batizamos a produção de ‘Navegar’, porque a palavra faz referência ao modo como os colonizadores chegaram ao Maranhão e também à interatividade, ou seja, ‘navegando’ se pode ter acesso a outras informações e conteúdos”, acrescenta Mário Carneiro.
A obra começou a ser produzida em maio do ano passado, sob a coordenação do professor Silvano Bezerra, também do Departamento de Comunicação da UFMA. Os jornalistas Alexandre Bruno Gouveia e Poliana Sales assinam o roteiro e a produção, ligada à TV UFMA. Além da participação de alunos e professores de Comunicação, o trabalho teve também a contribuição de pessoas do curso de Ciências da Computação.
Feira – Durante a XPTA.LAB serão apresentados 52 projetos de excelência nas áreas de plataformas digitais e tecnologias audiovisuais desenvolvidos por laboratórios de experimentação e pesquisa em tecnologias audiovisuais.
A feira é resultado do edital “Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais – XPTA .LAB”, lançado em 2009 pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais e com apoio da Sociedade Amigos da Cinemateca.
O edital teve como objetivo apoiar laboratórios voltados para a pesquisa e experimentação em tecnologias audiovisuais e contemplou quatro laboratórios de excelência: Natalnet (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Wikinarua (Universidade de Brasília), Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital - LAVID (Universidade Federal da Paraíba) e Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos.
Mais
Cada laboratório é responsável por um projeto de excelência e mais 12 projetos consorciados, resultando em um total de 52 protótipos apoiados pelo edital, finalizados em dezembro de 2010. Para assistir a um vídeo promocional de “Navegar”, basta acessar o link http://www.youtube.com/watch?v=VDptm1PaS-M
Nenhum comentário:
Postar um comentário