Empossados os conselheiros do Comitê Organizador do IV Centenário de São Luís
Foram empossados ontem, no auditório do Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, os conselheiros do Comitê Estratégico Organizador do IV Centenário de São Luís. A posse foi o primeiro ato oficial dos preparativos da Prefeitura, do Governo do Estado e Governo Federal nas comemorações dos 400 anos da capital maranhense, em 2012.
Na abertura da solenidade, o coordenador Executivo do Programa São Luís 400 anos, Sofiane Labidi, e o secretário de Turismo do município Liviomar Macatrão apresentaram os eixos temáticos do Comitê que serão discutidos e definidos entre os conselheiros. “O projeto terá três premissas: o Legado dos projetos, a transparência em todas as ações e a participação de todos”, declarou o coordenador.
Liviomar Macatrão disse que todos os projetos devem se estender para benefícios à população. “A comemoração dos 400 anos de São Luís não se resumirá somente a festas e comemorações. Iniciaremos um longo trabalho de infra-estrutura, educação e geração de renda para o presente e o futuro da cidade”, disse o secretário.
Logo em seguida, o prefeito João Castelo empossou a primeira-dama Gardênia Gonçalves presidente de honra do Conselho. “Desde 2006, iniciamos um trabalho de criar um cenário positivo para as comemorações dos 400 anos da capital e hoje oficializamos os trabalhos que celebrarão este grande momento histórico”, declarou João Castelo.
Além das secretarias e órgãos municipais, o Comitê Estratégico Organizador é composto por 12 entidades representantes dos governos Federal e estadual: Sebrae, Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Serviço de Patrimônio da União (SPU), Associação Comercial (ACM), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Câmara Municipal, Assembléia Legislativa e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).
Propostas – Durante a posse dos conselheiros, alguns dos projetos e parcerias foram apresentados ao público. Representando o Ministério do Turismo, o diretor da Embratur, Marco Antônio Lomanto, confirmou cinco projetos de revitalização do Centro Histórico.
Um dos projetos de maior impacto é a restauração da Fortaleza de São Luís. Além desse, deverá ser reabilitada a Linha Ferroviária João Pessoa, a reforma da Praça João Lisboa e do Largo do Carmo, a reforma da Praça das Mercês e a transformação da antiga Fábrica da Oleama em um Centro de formação de ceramista e de um Memorial do Centro Histórico. O conjunto dessas obras vai gerar um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Minas e Energia, em parceria com a empresa Blue Panorama Airline e a Prefeitura de São Luís, assinou um protocolo de intenções. De acordo com o protocolo, foi fechado um vôo regular São Luís / Milão, semanalmente, com preços reduzidos devido ao desconto de 68% do preço do combustível nas passagens. O acordo entrará em vigor a partir do 2º semestre deste ano.
Outro grande evento já definido na programação é a realização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) 2012 na Universidade Federal do Maranhão ( UFMA). “Já definimos nossa agenda positiva para as comemorações dos 400 anos, além de todas as atividades culturais para 2012 defenderem a temática das comemorações”, disse o reitor da UFMA, Natalino Salgado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário