sexta-feira, 4 de março de 2011

Surf na Pororoca será documentado por uma equipe da Nippon Television Japanese


O Surf na Pororoca, evento esportivo que acontece anualmente no mês de abril no Rio Mearim, no município de Arari, promovido pela Associação do Surf na Pororoca do Maranhão (ASPM) e pela Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), vai ultrapassar os limites do Maranhão e as fronteiras brasileiras e vai se tornar documentário a ser produzido pela Nippon Television Japanese.
Os componentes da equipe da televisão nipônica chegam hoje a São Luís, para realizar todo o trabalho de filmagem amanhã e domingo. Os dois dias serão aproveitados para que os visitantes conheçam as altas ondas que fazem do Rio Mearim o ponto máximo para a prática do surf em água doce, na chamada Pororoca. Esse documentário será exibido em TVs de vários países, começando pela Ásia.
Além dos japoneses, a missão contará com dois franceses. Um surfista, o Franco Spenet, e um fotógrafo vem para documentar toda a beleza da Pororoca maranhense. Franco é o principal elo maranhense com os surfistas europeus que virão ao Maranhão participar do Circuito Mundial de Surf programado para acontecer de 23 a 26 de abril.
Os visitantes serão recebidos e acompanhados por dois maranhenses bastante conhecidos no mundo do surf. O presidente da Associação Brasileira do Surf na Pororoca, Noélio Sobrinho, e pelo presidente da Associação do Surf na Pororoca do Maranhão, Jerônimo Júnior. Outros surfistas locais integrarão a comitiva, como por exemplo, Vinícius Cabocão e os ararienses Didi e Marquinhos.
Cultura – A equipe da Nippon Television Japanese, além de estudar o fenômeno da Pororoca do Maranhão, vai também estudar a região, os costumes da população, a economia do estado e o folclore. Os japoneses já avisaram que querem saber como é pescado o caranguejo, o camarão e o peixe na água doce.
Segundos os dirigentes do surf maranhense, Noélio Sobrinho e Jerônimo Júnior, os visitantes pretendem ajudar a transformar o Surf na Pororoca em Arari em ponto de visita turística no Maranhão.
A CVC Turismo está interessada em incluir o Surf na Pororoca no sua programação desenvolvida em vários estados conhecida por Rota das Emoções.

Mais

Para o presidente da Associação do Surf na Pororoca do Maranhão, Jerônimo Júnior, a visita de uma equipe da televisão japonesa, a realização do Circuito Mundial de Surf na Pororoca em abril, é um prêmio aos 10 anos da ASPM, fundada em setembro de 2001. Este mesmo pensamento é do presidente da Associação Brasileiro de Surf na Pororoca, Noélio Sobrinho, que tem se esforçado o máximo para divulgar o surf maranhense pelo mundo.

Carnaval

- O Carnaval também está no roteiro de filmagem da equipe da Nippon Television Japanese. Seus integrantes têm informações preciosas da grande festa popular dos brasileiros e como a primeira viagem do grupo ao Brasil coincidiu com o período momesco, ninguém quer perder a oportunidade. Como o Carnaval Maranhense é sem dúvida, um dos três melhores do Brasil, os visitantes prometem conhecer seus pequenos detalhes, sua mística e seus passos.
- Além do Carnaval, é provável que a equipe maranhense formada por Noélio Sobrinho, Jerônimo Júnior, Vinícius Caboclo também levem os japoneses e franceses para conhecer outras brincadeiras do folclore maranhense, como o Bumba-Boi e Tambor de Crioula. Em Arari, os surfistas locais se encarregarão de mostrar a riqueza folclórica da localidade

Um comentário:

Santa disse...

Para todos os turistas que virão participar do grandioso e esperado campeonato surf na poroca SEJAM BEM VINDOS