terça-feira, 22 de março de 2011

Plano vai revelar potencial turístico do estado do MA


Jock Dean
Da equipe de O Estado
 Apontar as expectativas de desenvolvimento do turismo para os próximos 10 anos no Maranhão. Esse foi o objetivo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) ao apresentar o Plano de Desenvolvimento Turístico do Maranhão - Plano Maior 2020. O Plano, ainda em fase de elaboração, baseia-se nos 10 pólos turísticos do estado, que estão sendo formatados, e incluirá 81 municípios para fazer do estado um dos principais destinos turísticos do Brasil.
O processo de elaboração do Plano incluiu pesquisas de dados e informações, elaboração de diagnóstico sobre o setor, identificação de novos atrativos e rotas, implantação de novos programas voltados às causas ambientais, além de organização e melhoria no sistema de gestão do turismo nos municípios maranhenses.
O Plano está sendo elaborado há um ano e diversos profissionais e representantes das empresas de todos os setores que trabalham nesse mercado serão ouvidos para a finalização, que deve ocorrer em 90 dias.
O secretário de Turismo, Tadeu Palácio, disse que este novo Plano privilegiará o potencial turístico de cada uma das regiões do estado. “Nós já tínhamos um Plano para o desenvolvimento turístico do Maranhão, mas ele era baseado na regionalização do estado, e isso já não atendia mais às nossas necessidades. Então elaboramos um Plano que foque na segmentação do potencial turístico maranhense, ou seja, vamos investir no que for mais atrativo em cada região”, explicou. Ele ressaltou também que a reunião possibilitou a unificação de idéias dos setores público e privado.
O Estado agora deverá investir na atração de turistas com alto poder aquisitivo e que permaneçam mais tempo viajando. O objetivo é fazer do Maranhão o primeiro destino turístico do Brasil para os visitantes nacionais e o segundo para os visitantes internacionais.
10 pólos - Pelo novo Plano, o estado foi dividido em 10 pólos inter-regionais que serão trabalhados conforme suas características particulares. A consultora da Chias Marketing, empresa que elaborou o Plano, Patrícia Servilha, comentou que cada pólo foi visitado e teve suas potencialidades e atrativos turísticos catalogados para que fossem criadas estratégias para o desenvolvimento desses locais.
Tadeu Palácio ressaltou a importância do Plano Maior 2020 e disse que o objetivo é fazer do estado o segundo destino turístico do turista nacional. “O levantamento é bastante detalhado. Identificamos nossas potencialidades e deficiências. Assim, poderemos investir de forma planejada alavancando o turismo maranhense. Queremos que o Maranhão fique entre os 10 principais destinos turísticos do Brasil”, afirmou.

Números


29,27% são turistas de negócios
22,76% turistas para tratamento de saúde
19% turistas de lazer

Nenhum comentário: