segunda-feira, 28 de março de 2011

Mostra ‘Japiaçu’ fica aberta até 5ª-feira na Oficina-escola

 


Mostra ‘Japiaçu’ fica aberta até 5ª-feira na Oficina-escola

Para comemorar os 40 anos de existência que completará em 2012, o Centro de Artes Japiaçu promove, na Oficina-escola, a exposição coletiva "Japiaçu", onde apresenta obras inéditas e do acervo da casa, como telas, peças em cerâmica, papel machê e pet, de diversos artistas plásticos, artesãos e professores que fazem parte da história da instituição.
A coletiva, que foi aberta no dia 17, tem atraído muitos admiradores das artes plásticas e do artesanato. "Estamos felizes com a receptividade do público que tem movimentado a oficina-escola para apreciar os trabalhos dessa primeira mostra. A montagem se adequou perfeitamente ao local, ressaltando a grande qualidade e beleza dos trabalhos de nossos alunos, professores, e dos artista convidados que foram professores da instituição, e de João Ewerton e Ana Borges, que a dirigiram", destaca a diretora do Caj, Beth Ewerton.
Esta primeira edição do evento homenageia o artista Ambrósio Amorim e aproveita a proximidade de sua data de nascimento, 1° de abril, para destacar sua importante passagem pelo local. Segundo o artista Péricles Rocha, "Ambrósio dirigiu o local durante um curto período de tempo, deixou um legado de díscipulos que hoje representam as artes plásticas locais", afirma.
De acordo com Beth Ewerton, haverá outras prévias alusivas aos 40 anos de fundação do CAJ, oportunidades nas quais serão homenageados outros artistas, artesãos e professores que contribuíram para o fortalecimento do centro e das artes plásticas em São Luís. Entre os expositores, estão os atuais professores do CAJ: Binho Dushinka, Jackes Rosean, Delza Maria Rodrigues, Uiram Carvalho Oliveira, Branca Bastos, Marcos Ferreira e Adnomar Moreira.
Foram convidados também os ex-diretores e artistas plásticos João Ewerton e Ana Borges, e os ex-professores Fernando Almeida, Péricles Rocha, Edmar Santos e Diana Santa Brígida.
A exposição permanecerá aberta à visitação pública até o dia 31 de março, de segunda a sexta, das 8h às 19h, na oficina-escola, localizada em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.

Nenhum comentário: