A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, anunciou o início de uma linha regular de cargas em contêiner, com a chegada do navio CMA CGM Platon. A embarcação estava programada para atracar no berço 102 ontem à noite. A estimativa é movimentar anualmente 15 mil TEU (equivalente a um contêiner de 20 pés, que varia de 28 m³ a 33 m³ de volume interno).
Segundo a Emap, essa linha muda a rotina do porto, que tem vocação graneleira, isto é, embarque e descarga de produtos sólidos e líquidos. Para a indústria local, a carga "conteinerizada" com saídas regulares inaugura novas perspectivas de exportação a um menor custo.
Antecedentes - Estabelecer uma linha regular de porta-contêineres no Porto do Itaqui tem sido um desafio da Emap desde 2008, quando registrou 615 contêineres de 20 TEU. Em maio de 2009, foi realizada a primeira exportação de castanha de caju em contêiner pelo Itaqui.
A carga veio do município de Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses. A operação foi realizada no navio CMA CGM Homere, que veio do Mar do Caribe, passando pelo Pará e seguindo para Fortaleza. Além da castanha de caju, foram transportados lingotes de alumínio da Alumar, totalizando 115 TEU.
Uma nova tentativa da Emap ocorreu em novembro de 2009, com a descarga de 170 contêineres numa embarcação da empresa Log In Rio. O objetivo era realizar testes para estabelecer uma linha quinzenal até fevereiro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário