quarta-feira, 16 de março de 2011

Fila na Baía de São Marcos chega a 38 navios


A fila de navios na Baía de São Marcos chegou a 38 embarcações. Até a semana passada, havia 31 navios fundeados na barra à espera de vaga no Complexo Portuário de São Luís (CPSL), formado pelos portos do Itaqui e da Alumar, além do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale). No total, o sistema integra 11 atracadouros, que já atenderam 55 navios desde o início do mês. O maior registro de navios fundeados na baía no ano passado foi em abril, quando a fila chegou a 40 embarcações.
Os dados são das páginas eletrônicas da empresa de praticagem Pratimar e da Marine Traffic, que monitoram o tráfego de embarcações diariamente, bem como de relatórios estatísticos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, e também da página da Vale na internet.
A respeito da movimentação nos portos de São Luís, até ontem foram atendidos 55 navios mercantes, sendo 21 no Porto do Itaqui, 19 no TPPM, 13 no Porto da Alumar e um no Terminal Pesqueiro Porto Grande. Neste último caso, trata-se do Olin Conqueror, um navio de reboque e apoio à atividade marítima (AHTS, da sigla em inglês). Na média, o índice de atendimento do CPSL ficou em 3,66 navios/dia.
Fundeados - A fila na Baía de São Marcos chegou, ontem, a 38 embarcações, a maioria navios de granéis sólidos, que servem para transporte de minérios e produtos agrícolas. Neste quesito, segundo os relatórios, 26 embarcações fundeadas na baía estão programadas para atracar no TPPM.
O terminal recebe os maiores graneleiros que operam no CPSL, como o Amy N, com 322,4 mil toneladas de porte bruto (TPB) e 318,8 mil t de capacidade de carga. O navio chegou à baía no dia 6 deste mês e está programado para atracar na próxima quarta-feira (23), no Píer I. Outro exemplo de navio de grande porte é o Bing N, com 322,9 mil TPB e 314,1 mil t de carga, programado para atracar no dia 29 deste mês, no Píer I.
Destaque também para o navio Paradise N, atracado no Píer I desde segunda-feira (14), com desatracação programada para amanhã. Trata-se de um graneleiro com 322,3 mi TPB e 318,7 mil t de carga.
De acordo com as estatísticas, o navio com mais tempo de fundeio neste mês é o Ore Amazonas, que chegou à Baía de São Marcos no dia 1º e está programado para atracar domingo (20). Assim como o Bing N e o Amy N, o Ore Amazonas é um dos maiores, com 300 mil TPB e 280 mil t de carga.
No caso do Porto do Itaqui, de acordo com a página da Emap na internet, até ontem havia apenas três navios na Baía de São Marcos programados para atracação nos próximos dias: Diler 4, um navio de 185 m de comprimento e 37,7 mil TPB, que deve atracar no berço 102 para descarregar 23 mil toneladas de cimento; Hyundai Jumbo, com 193 m de comprimento, 30,5 mil TPB, programado para carregar 10,6 mil toneladas de alumínio no berço 103; e o Salamina, com 228 m de comprimento e 74,2 mil TPB, que deve descarregar 70 mil toneladas de derivados de petróleo no berço 106.

Nenhum comentário: