Da equipe de O Estado
Cinqüenta ônibus do Sistema Integrado de Transportes foram substituídos em solenidade realizada na manhã de ontem no Anel Viário, ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande. O total de veículos novos corresponde a menos de 5% da atual frota de 1.100 coletivos de que São Luís dispõe.
Além de fazer a entrega simbólica dos novos veículos, o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Clodomir Paz, informou que os ônibus são adaptados para pessoas com deficiência e serão colocados nas ruas assim que forem feitas as vistorias.
Todos os veículos foram adquiridos pela empresa Solemar/Expresso 1001 e devem beneficiar principalmente moradores da área da Cidade Operária, Vila Luizão, Coroadinho e Parque Vitória.
Sobre o valor investido pela Prefeitura de São Luís, o titular da SMTT informou que todo o recurso foi aplicado pelas empresas concessionárias e voltou a comentar sobre a licitação do setor. Clodomir Paz disse que espera dar continuidade ao estudo iniciado ainda na gestão de seu antecessor José Ribamar de Oliveira e concordou que precisa não apenas aumentar a quantidade de coletivos, mas oferecer um serviço de melhor qualidade aos usuários.
"Não há falta de ônibus. Nós precisamos é dar mais fluidez ao trânsito para que o ônibus não perca tempo, e fazer com que o passageiro tenha mais tranqüilidade e segurança em ir e vir", explicou.
Monopólio - Presente no evento, o prefeito João Castelo tratou sobre um suposto monopólio praticado pelas empresas concessionárias em razão do tempo em que suas permissões estão vencidas. "Não ficaremos à mercê de ninguém e quem estiver em condições que se habilite. Em administração minha não vai haver monopólio em nada. O que existe é um serviço antigo que ainda não pôde ser renovado porque a Prefeitura estava totalmente impotente com relação a isso", frisou o prefeito.
Castelo disse ainda que sua administração está finalizando estudos técnicos para a realização de obras nos terminais de integração, considerou ser necessário racionalizar a condução dos serviços e a partir de segunda-feira, dia 21, vai colocar em prática o projeto Blitz Urbana. "Vamos regular tudo o que acontece dentro dos terminais, principalmente o trabalho dos vendedores ambulantes. O terminal não é local para isso", finalizou.
Coletivos apresentados não fazem parte da meta dos 300
Embora Clodomir Paz defenda que os 50 novos ônibus inseridos na frota são relativos ao cumprimento de uma promessa feita pela Prefeitura de São Luís para justificar o aumento da tarifa cobrada pelas empresas de transporte de passageiros, os veículos não fazem parte do acordo, pois estariam apenas substituindo os veículos com muito tempo de uso, e não aumentando a frota.
Ele chegou a afirmar ontem que não vê agravamento dos problemas de trânsito justamente porque os ônibus entregues ontem representavam a renovação da frota com som isso o cumprimento das metas de cada empresa. A afirmação do secretário reforça a contradição entre os dados de inclusão e apenas troca de parte da frota. "Com esses 50 ônibus, chegamos a um total de 280 ônibus novos desde o acordo", alegou, sem explicar no entanto que renovando a frota a empresa não estaria aumentando-a.
No dia 11 de fevereiro de 2010, o então secretário de Trânsito e Transportes de São Luís, José Ribamar de Oliveira, informou que as passagens de ônibus do sistema integrado de transportes. O aumento médio de 21% teria sido resultado de um acordo firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET).
Na oportunidade, Oliveira enfatizou que o aumento das passagens estava diretamente relacionado a um incremento de 300 novos ônibus à frota e não a substituição de veículos velhos por novos.
Em reportagem publicada dia 10 de fevereiro de 2010, o prefeito João Castelo afirmou que caso as empresas não incluíssem os 300 novos veículos, seria aberta uma licitação para o setor. Ele disse ainda que seria feita a análise de custos no sistema de transporte e em seguida firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Prefeitura, Sindicato dos Rodoviários e Sindicato das Empresas de Transporte (STTREMA), que ameaçava entrar em greve.
A contrapartida era de que o SET deveria acrescentar 300 novos ônibus na frota da capital. Um ano e um mês depois, apenas 280 ônibus novos transitam pela capital entre novos ônibus e substituídos.
Fraude
Clodomir Paz confirmou que uma empresa, entre as denunciadas por fraudes em radares, pelo programa Fantástico, da Rede Globo - a curitibana Dataprom -, presta serviços para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), mas destacou que o serviço é somente de bilhetagem eletrônica. "Não existe nenhum indício de irregularidade praticada, até porque o usuário carrega seu cartão e utiliza conforme os créditos existentes”, disse.
Convênio
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) firmaram convênio para viabilizar, por meio do sistema público de transporte, a condução de alunos da zona rural de São Luís até as escolas. Atualmente, a Semed tem 25 ônibus e aguarda a chegada de mais cinco para o transporte escolar desses alunos. A falta de ônibus escolar para estudantes da zona rural foi denunciada várias vezes por O Estado.
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