quinta-feira, 10 de março de 2011

Cine Praia Grande reaberto

Cine Praia Grande reaberto


Um dos locais onde a Sétima Arte é reverenciada em seu maior conceito de experimentação e de preocupação estética e intelectual, o Cine Praia Grande, instalado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, será reaberto hoje, às 19h. Para a nova temporada de funcionamento, foi programada a exibição do filme "Tetro", de Francis Ford Coppola, em sessão única.
O cinema volta a funcionar depois de uma ampla reforma, sob a coordenação e o gerenciamento da distribuidora e produtora Lume Filmes, dirigida pelo cineasta Frederico Machado. A expectativa é de que sejam exibidos filmes recentes rodados em 35mm, mesclando sucessos de público com produções mais autorais.
As modificações do Cine Praia Grande foram empreendidas na estrutura visual do cinema. As paredes receberam uma nova pintura e o espaço foi completamente limpo, com dedetização e lavagem da sala de exibição.
Equipamentos - O sistema de som foi alterado, sendo implantado o Dolby Digital (sistema de compressão de dados de áudio desenvolvido pela empresa Dolby Laboratories, Inc., utilizado na produção de filmes em formato DVD e Blu-ray. A principal característica do Dolby é a capacidade de armazenamento do áudio em múltiplos canais independentes.
A aparelhagem de projeção também sofreu mudanças, pois foram compradas novas lentes, o que possibilitará exibição com melhor qualidade. Porém, a grande novidade está na programação do Cine Praia Grande. As películas a serem exibidas estarão dentro da produção mais recente do cinema mundial. As exibições serão feitas em 35 mm, não mais em formato de DVD, como estava sendo feita anteriormente.
Para a estréia, foi escolhido o filme "Tetro", de Francis Ford Coppola. A produção havia estreado apenas no eixo São Paulo-Rio. A produção, bastante aguardada em São Luís, passará duas semanas em cartaz. As demais películas selecionadas pela Lume Filmes ficarão, em média, uma semana em exibição. "Será um novo cinema na cidade, com uma qualidade que não deixará a desejar em nada. A gente tem pretensão de mudar as poltronas - o que é um atual problema da sala de exibição - até julho", explica o cineasta Frederico Machado, diretor da Lume Filmes.
Festival - Segundo ele, a mudança deverá ocorrer antes da realização do Festival Internacional Lume de Cinema. "Gostaríamos de mudar logo as poltronas, mas é um custo muito alto. Cada uma custa em torno de
R$ 1 mil e são 120 lugares, o que gerará uma grande despesa, que estamos tentando planejar", explica o cineasta, que ressalta o fato de a administração do cinema estar sendo coordenada por uma empresa particular, ainda sem apoio. Ele afirma que outros grupos têm sido procurados para ajudar no patrocínio da mudança.
O Cine Praia Grande estará aberto a novas produções independentes, principalmente as locais. Os interessados devem apenas procurar a administração do cinema para acertar os detalhes.
"Temos todo o desejo de ajudar os produtores que têm novidades para expor e contribuir com a movimentação do cenário cinematográfico em São Luís", explica Frederico Machado. O preço do ingresso subiu para R$ 10,00, com meia para estudantes e pessoas da terceira idade. A sessão de hoje será gratuita.

‘Tetro’ entra em cartaz no Cine Praia Grande

‘Tetro’ entra em cartaz no Cine Praia Grande

O filme "Tetro", lançado no fim do ano passado no Brasil, pelo cineasta americano Francis Ford Coppola, foi escolhido pela distribuidora e produtora Lume Filmes como a primeira produção em cartaz no Cine Praia Grande, depois de reforma e da instalação de novos sistemas de projeção. A produção entra em cartaz a partir de hoje no cinema do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, em sessão gratuita, às 19h.
"Tetro" é a produção mais recente do cineasta americano, que já produziu inúmeros sucessos do cinema mundial como "Apocalipse Now" e "O Poderoso Chefão".
Drama familiar - Com 127 minutos e tendo a produção dividida entre Argentina, Itália, EUA e Espanha, o filme narra a história do ingênuo Bennie (Alden Ehreinreich), que aproveita uma parada do navio onde trabalha para visitar seu irmão mais velho, Angelo (Vincent Gallo), em Buenos Aires.
Na cidade, Bennie vive um drama familiar ao descobrir que seu irmão mudou seu nome para Tetro e tornou-se uma pessoa de temperamento difícil e que renega o seu passado. O encontro entre irmãos retoma diversas experiências e emoções. De acordo com o diretor da Lume Filmes, o cineasta Frederico Machado, a escolha do filme para reabrir o Cine Praia Grande decorreu de ser uma produção que se encaixa perfeitamente no conceito de exibição do cinema.
Escolha - "Tetro" é um história pessoal dentro da filmografia composta pelas grandes produções de Coppola. É um retorno do autor a uma visão estética mais voltada para o aspecto familiar. É um filme que não toma muitos espaços, tem um universo pequeno, como o próprio Cine Praia Grande é, como um espaço quase familiar", diz ele.
O filme de Coppola abre um momento do Cine Praia Grande que pretende entrar em nova fase, sendo voltado mais ao cinema contemporâneo e a novas produções.

Nenhum comentário: