Thamirys D´Eça
Da equipe de O Estado
A folia de Momo terminou em São Luís, mas a festa pós-Carnaval está apenas começando em São José de Ribamar. Hoje e amanhã, a diversão tomará conta da 65ª edição do Carnaval do Lava-Pratos na cidade balneária. Cerca de 150 mil pessoas deverão visitar a cidade nos dois dias de programação. Serão 10 atrações distribuídas em dois palcos. Para a festa, serão reforçados esquemas de segurança, atendimento médico e controle de trânsito.
As expectativas para o evento deste ano foram divulgadas ontem em coletiva de imprensa na Prefeitura de São José de Ribamar. "Não medimos esforços para fazer deste ano o melhor Lava-Pratos de todos. Para isso, fizemos um grande investimento, como a contratação de bandas locais, maranhenses e nacionais", explicou o prefeito Gil Cutrim.
Até o fim da manhã de ontem, as estruturas de som e palco estavam sendo montadas. A folia acontecerá em dois pontos. Um será o Estação Praia, na Praia de Banho, e o outro na Estação Alegria, localizado no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen. A festa terá início ao meio-dia no primeiro circuito e às 13h no segundo. Os destaques da programação são as bandas baianas Araketu, que subirá ao palco hoje, e Chicabana, que se apresentará amanhã.
Por causa da grande movimentação, agentes municipais farão intervenções no trânsito. As vans que trafegam pela MA-201 deverão seguir pela Avenida Clodomir Cardoso, indo pela Avenida Garrastazu Médici, até a Rua Bom Jesus (ponto final da Data Control). No caso dos ônibus que estiverem seguindo no mesmo sentido, o percurso será pela Avenida Clodomir Cardoso, passando pela Avenida Garrastazu Médici até chegar ao Parque Municipal da Campina (ponto final). No caso dos veículos de passeio que ficarão estacionados, será reservada a área do Parque Municipal da Campina e também as vias paralelas onde ocorre o evento.
Os pontos de embarque e desembarque de passageiros da linha Cohab/Ribamar também serão modificados hoje a partir das 11h. O local será transferido para o pátio externo da empresa TCM, localizada na Avenida Clodomir Cardoso.
Na volta para casa, mais alterações. Ônibus com destino a São Luís ou Paço do Lumiar pela MA-201 seguirão o itinerário iniciado no Parque Municipal da Campina, passando pela Rua Humberto de Campos e Avenida Clodomir Cardoso até chegar à rodovia estadual. As vans que trafegarem no mesmo sentido farão outro percurso, partindo da Rua Bom Jesus, passando pela Avenida Clodomir Cardoso até chegar à MA-201. Já os carros de passeios poderão trafegar pelas vias paralelas à Avenida Gonçalves Dias.
Além disso, o sistema de saúde também terá mudanças. O Hospital Municipal e o Centro de Saúde Honório Gomes funcionarão em regime de plantão. Para isso, as equipes médicas foram reforçadas e serão disponibilizadas ambulâncias extras. A Secretaria Municipal de Saúde fará o trabalho preventivo, distribuindo preservativos e repassando informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Segurança - O plano de segurança, por sua vez, foi apresentado ontem em coletiva de imprensa no Comando Geral da Polícia Militar. Na ocasião, foi divulgado o efetivo que atuará durante os dois dias de Lava-Pratos. No total, 461 militares e 25 civis atuarão na festa. "Este ano vamos inovar, montando um novo esquema para cobrir os erros do passado", explicou o tenente-coronel Jéferson Teles, comandante do Policiamento Metropolitano.
O esquema envolverá cercas disciplinares, utilização de postos de comando, plataformas de fiscalização, barreiras de redução de velocidade e abordagem e aplicação da Lei Seca. Para isso, estarão envolvidos policiais militares e o batalhão de choque. O policiamento será feito a pé, em viaturas, com motocicletas e com apoio da cavalaria. Segundo Jéferson Teles, os policiais serão distribuídos em pontos estratégicos. Na entrada de Panaquatira, haverá uma patrulha. Na entrada e saída de Ribamar, equipes impedirão a entrada de pessoas portando armas de fogo, branca ou materiais de vidro. Dentro do circuito, haverá a segurança móvel e em locais de grande movimentação, como na Concha Acústica, na escadaria até o Parque Folclórico e na Praça da Matriz. Parte do efetivo será também deslocado para os pontos de embarque e desembarque de passageiros e ao longo da orla.
A Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e seguranças privados contratados pela Prefeitura também vão enviar pessoal para o local. Serão pelo menos 25 civis, 200 guardas e mais 500 seguranças privados. O Corpo de Bombeiros não divulgou seu efetivo.
Programação
Sábado, dia 12
Parque Municipal do Folclore
20h - Banda Vadiê
21h30 - Banda Reprise
23h30 - Reinaldinho e Banda
0h30 - Araketu
Domingo, dia 13
Estação Praia (na orla marítima)
12h - Banda Scorpions
14h30 - Banda Prakatu
16h - Formato A5
18h - Grupo Argumento
Parque Municipal do Folclore
13h - Banda Fênix
14h30 - Banda Jacaré
16h - Gargamel
17h30 - Pepê Jr e Banda
19h - Fabrícia e Banda
20h30 - Chicabana
Nenhum comentário:
Postar um comentário