O Estado
enviar imprimir
SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) publicou comunicado oficial ontem que proíbe a utilização de veículos no formato trio elétrico ou minitrio no circuito de brincadeiras Deodoro - Madre Deus durante o período de Carnaval. De acordo com a coordenação do Carnaval, o objetivo da medida, é possibilitar maior valorização das manifestações carnavalescas tradicionais em um circuito marcado por apresentações de brincadeiras de chão. Os grupos que não respeitarem a determinação da secretaria estarão sujeitos a punições.
De acordo com o superintendente de Ação e Difusão Cultural (Sadc) da Secma, Wellington Reis, a mudança visa à reorganização da festa população na Capital. "A Madre Deus é um bairro com vias estreitas. Não há como suportar os trios elétricos. As manifestações acabam sendo prejudicadas ", disse.
Ele disse que somente serão tolerados no circuito veículos pequenos com aparelhagem de som não potentes em brincadeiras de chão, que tradicionalmente utilizam indumentárias.
Segundo Wellington Reis, a Secma também permitirá a utilização do veículo chamado jardineira, pois acredita que este não prejudica o Carnaval tradicional de rua. "A jardineira não atrapalha as pequenas brincadeiras e serão as duas jardineiras as responsáveis por abrir e fechar os dias de apresentações nos circuitos, dando apoio aos artistas locais", enfatizou.
Apesar da determinação, segundo Reis, a Secma está disposta a dialogar com proprietários e coordenadores de brincadeiras carnavalescas na Capital. "Se forem muitos os contrários, podemos organizar um fórum e debater o tema. Queremos que as famílias voltem a brincar juntas nas ruas, resgatar aquele carnaval de 20 anos atrás", destacou.
Caso haja descumprimento da norma estabelecida pela secretaria, no entanto, as manifestações infratoras estarão sujeitas a punições que deverão ser fixadas como descontos nos valores disponibilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário