Mapeamento Geológico do MA
Ministro Edson Lobão em reunião |
Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM-2030), programa que norteará o setor mineral brasileiro nos próximos 20 anos. Para a solenidade foram convidados secretários de Minas e Energia de todos os estados.
De acordo com secretário da Seme, o mapeamento vai identificar todas as riquezas minerais do Maranhão, o que proporcionará uma exploração dessas riquezas de forma sustentável, garantido desenvolvimento e geração de emprego e renda em várias regiões maranhense nos próximos anos.
Nova fase para o Maranhão
O último serviço no campo geológico foi realizado no Maranhão em 2008 e se limitou a recursos naturais do município de Cândido Mendes. “O que vamos fazer, agora, via parceria com o Ministério, é estender o estudo por todo o território maranhense”, afirmou.
A proposta, de acordo com Guterres, é fazer um levantamento amplo das riquezas minerais maranhenses e apresentá-las, de forma criteriosa, a investidores interessados em realizar a exploração. “Evidentemente que o Governo do Estado, será muito criterioso com as questões ambientais e com a inclusão de maranhenses nesse novo mercado de trabalho que está se configurando nesta nova etapa de desenvolvimento do Maranhão”, garantiu Guterres.
De acordo com o secretário, o mapeamento geológico é apenas o primeiro de uma série de trabalho que serão realizados por meio de parceria entre a Seme e o Ministério de Minas e Energia. A proposta, segundo ele, é que o Governo Federal participe de outras iniciativas como a regularização e revitalização do Polo Gesseiro de Grajaú, na Região Central do Estado.
“Com essas ações estamos cumprindo a política pública delineada pela governadora Roseana Sarney do Governo do Estado trabalhar em total sintonia com o Governo Federal”, afirmou Guterres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário