domingo, 6 de fevereiro de 2011

Governo Estadual trabalha em programa de combate à pobreza extrema no MA

enviar  enviar imprimir imprimir 
ampliar

Governo Roseana trabalha em programa de combate à pobreza extrema no MA
 
Marco Aurélio D’Eça
Da Editoria de Política

O governo Roseana Sarney (PMDB) elabora projeto inédito de combate à pobreza no Maranhão. Coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Chico Gomes, o programa envolverá todas as secretarias e tem por objetivo beneficiar os cerca de 1,3 milhão que vivem em condições de pobreza no estado. A idéia está em fase de organização das ações e deve ser anunciada até o mês de março.
“Já houve reuniões envolvendo a chefia da Casa Civil, secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Direitos Humanos, Mulher, Educação, Saúde e Infra-estrutura, entre outras pastas. O objetivo é beneficiar o máximo de pessoas num menor tempo possível”, declarou Gomes, que acompanha de perto o desenvolvimento das etapas do projeto, feitas por técnicos especializados de cada pasta.
O programa de combate à pobreza se desenvolverá em três eixos: inclusão produtiva, capitaneado pelas secretarias que cuidam do setor primário, com apoio do Desenvolvimento Social e da Secretaria do Trabalho; ampliação da transferência de renda, com a participação dos programas do Governo Federal e a ampliação dos serviços de capacitação profissional, que envolverá também o Sebrae, empresas e organismos de fomento.
De acordo com Chico Gomes, o envolvimento dos demais entes da Federação e da Sociedade Civil Organizada reforça a gestão integrada do governo.
O projeto de combate à pobreza atuará em duas frentes, a técnica e a política. “Os técnicos darão conta da organização que garantirá a eficácia de cada ação. Elas serão acompanhadas diariamente; a ação política visa viabilizar os meios de implantação destas ações”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social.
De acordo com os estudos técnicos já apresentados, os primeiros resultados das ações de combate à pobreza serão sentidos já no primeiro ano de implantação do programa.
Os 4 passos do combate à pobreza
1º passo – Organização dos programas, por secretaria, identificação de áreas críticas e definição de ações monitoradas diariamente;
2º passo – Reunião dos titulares de secretarias para atuação conjunta na obtenção de mecanismos que viabilizem a implantação das ações;
3º passo – Articulação com Governo Federal, organizações não-governamentais e sociedade civil, que definirão as metas anuais de diminuição da pobreza;
4º passo – balanço do projeto, com objetivo de apresentar resultados concretos da inclusão socioeconômica das famílias beneficiadas.

Nenhum comentário: