Representantes e técnicos do Bird fizeram visita guiada por técnicos da Fumph no Centro de São Luís.
Representantes e técnicos do Bird fizeram visita guiada por técnicos da Fumph no Centro de São Luís.
Técnicos e representantes do Bird visitaram o Centro Histórico.
A Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) ofereceu uma visita guiada pelo Centro Histórico de São Luís a representantes do Banco Mundial (Bird). Os técnicos estrangeiros participaram, na semana passada, do workshop “Centro Histórico de São Luís: Desafios e Oportunidades”, promovido pela Prefeitura de São Luís, em parceria com a instituição financeira.
O passeio foi acompanhado por historiadores e turismólogos da Coordenação de Memória e Documentação da Fumph. O roteiro escolhido foi o histórico-cultural, que tem início no núcleo fundacional da cidade, localizado na Avenida Pedro II.
Em seguida, o percurso incluiu a Igreja da Sé, a Praça Benedito Leite, a Feira da Praia Grande e algumas vias do Centro Histórico, como a Rua do Giz e a Rua Portugal.
Entre os enviados internacionais, participaram do passeio a representante do Bird, Kim Cuenco; os professores associados da Universidade Técnica de Lisboa, José Aguiar e José Duarte; o representante da empresa italiana KEYA, Luigi Agostino; a consultora da Via Cultural de São Paulo, Anna Lucia Marcondes; o arquiteto do Grupo Luzeiros/Portugal, Luís Miguel; e a Comissária da Carta Estratégica de Lisboa, Ana Pinho.
Também acompanharam a visita o presidente da Fumph, Aquiles Andrade, e o especialista em Planejamento Urbano da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), José Antonio Viana.
O “Caminhos da Memória” é um dos projetos da Fumph, realizado desde 2005, voltado para o desenvolvimento de uma política de educação patrimonial, além da mobilização e sensibilização da população quanto ao patrimônio cultural e ambiental da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário