quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sine recebe currículos para construção da Refinaria


Os cursos serão certificados pelo MTE e terão duração de dois meses e meio

 
Secom/ Governo do Maranhão

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado do Trabalho (Setres), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine/MA), fará a triagem de trabalhadores da área de construção civil interessados em trabalhar nas obras de fundação da Refinaria Premium I, da Petrobras, que será erguida no município de Bacabeira.

Os inscritos participarão do curso de capacitação PlanSeQ Petróleo e Gás, promovido pelo Ministério do Trabalho (MTE) em parceria com o Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás – Prominp.

O Prominp reservou cerca de 6.700 vagas para seis municípios do Estado - São Luís, Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Icatu e Morros - e as ocupações que serão contempladas nessa primeira etapa são armador, carpinteiro e pedreiro, com possibilidade de contratação ao término do curso, dependendo do desempenho do profissional-educando. Há vagas também para eletricista, encanador e pintor predial, para uma futura etapa.

Os trabalhadores que, ao longo do último ano, participaram de cursos de nivelamento educacional promovidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de seu município, também têm garantia de ingresso no curso, desde que procurem realizar sua inscrição no Sine/MA.

Para se inscrever, o trabalhador precisa se apresentar à Agência de São Luís, munido de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e currículo. Os municípios que não possuem Sine receberão uma equipe móvel do serviço, em datas que serão posteriormente divulgadas.

A Secretaria de Trabalho tem se preparado para a demanda da refinaria. “Estamos à disposição dos municípios envolvidos para que sejam feitas as inscrições e também para a logística de realização dos cursos”, garantiu o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy.

Os cursos serão certificados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e terão duração de dois meses e meio. O Prominp assumirá o pagamento de uma bolsa-auxílio - em três parcelas - para evitar a evasão escolar.

Nenhum comentário: