sábado, 6 de novembro de 2010

Programas qualificam para obras da Refinaria Premium


Para fazer frente à necessidade de pessoal qualificado para o setor de petróleo e gás, dois programas do Governo Federal estão em andamento no Estado do Maranhão: o Plano Setorial de Qualificação Petróleo e Gás Natural (Planseq P&G), do Ministério do Trabalho e emprego (MTE) e o Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp (PNQP). Parte do pessoal capacitado por esses programas será empregada nas obras da Refinaria Premium I.

O Planseq P&G tem o objetivo de qualificar profissionais para a fase de construção civil da refinaria, com previsão de início em maio de 2012. O PNQP do Promimp visa qualificar pessoal para atuar na fase de construção e montagem do empreendimento da Petrobras, cuja previsão de início é setembro de 2012.

O Planseq, parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Petrobras, qualificará no total 11.100 profissionais da construção civil. Para este ano, o MTE ofereceu 6.720 vagas nas atividades de armador, carpinteiro, pedreiro e pintor predial, distribuídas entre os municípios de São Luís, Bacabeira, Rosário e Santa Rita, Morros e Icatu.
A seleção dos alunos se dará por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Maranhão, utilizando critérios socioeconômicos para a classificação dos alunos. A previsão das instituições responsáveis pelo treinamento, Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção e Integração (Renapsi) e Instituto Superior de Educação Continuada (Isec) para o início das aulas é janeiro de 2011, e cada aluno receberá uma bolsa auxílio de R$ 300,00

2 comentários:

Anônimo disse...

E muito maravilhoso saber que alguem esta fazendo algo verdadeiramente util´por quem nao tem condiçoes de custear uma profissao,legal mesmo pois as pessoas irao aprender a trabalhar e com certeza ficarao mais comprometidas com a chance que lhes sendo dada.vai ser bom demais.

Anônimo disse...

anônimo eu estou matriculado nessa cursos mais tou intigninado com o que vem acanterdo falaram que ia der valetransporte e a tér hoje não saio só promesa mandaro os cartão sem cretio.