Jock Dean
Enviado especial*
São Paulo - O Maranhão está entre os estados brasileiros que mais receberão investimentos da operadora de telefonia móvel Vivo, de acordo com seu plano de expansão de serviços em 2011. A prioridade será a expansão da cobertura de internet 3G que será estendida para mais 47 municípios até o fim do próximo ano. O anúncio foi feito durante a 12ª edição do Futurecom, em São Paulo, que ocorreu entre os dias 25 e 28 deste mês. Na ocasião, a diretoria da operadora destacou as vantagens do mercado maranhense favoráveis à expansão da operadora.
Os clientes Vivo somam 22% dos usuários de telefonia móvel do estado, que tem 72 dos seus municípios cobertos pela operadora. Durante entrevista coletiva concedida esta semana, Roberto Oliveira de Lima, presidente nacional da Vivo, afirmou que o Norte/Nordeste do país é a prioridade da empresa. “A demanda do mercado de telefonia móvel e internet no Nordeste nos surpreendeu, por isso ele passou a ser nossa prioridade. Em 2011, uma boa fatia dos nossos investimentos na expansão da nossa cobertura é centrado nessa região”, afirmou.
Integrante da regional Norte da operadora, o Maranhão está entre os estados nos quais a cobertura sofrerá a maior expansão, segundo Maurício Santos, diretor da região Norte da operadora, que destacou as peculiaridades do mercado maranhense. “O mercado do Maranhão tem uma característica marcante, que é a taxa de penetração baixa ao mesmo tempo em que é um dos que mais cresce em uso de internet, por isso é o nosso grande desafio no que concerne à expansão dos nossos serviços”, comentou.
A cobertura 3G da Vivo é a maior do estado, estando disponível em 6 municípios - São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Imperatriz e Santa Inês - e a meta da empresa para continuar sendo a líder do mercado local é expandir para 52 o número de cidades até dezembro de 2011. Até o fim de 2010, a operadora pretende levar a tecnologia para mais 30 cidades. “Temos notado que a demanda para internet móvel é a que mais cresce no estado, portanto ela será nosso carro-chefe em 2011”, afirmou Maurício Santos.
Corporativos - Outra peculiaridade destacada pelo diretor regional da Vivo é a grande disponibilidade de clientes corporativos da operadora. Para ele, isso mostra o dinamismo da economia local e a empresa já pensa em serviços exclusivos para os grandes empreendimentos que se instalam no Maranhão, como a refinaria, por exemplo. “O Maranhão tem a maior quantidade de CNPJs disponíveis da regional, possui uma economia que está em franco desenvolvimento, além de possuir um perfil de negócios único. Já pensamos até em serviços exclusivos para as grandes empresas que estão se instalando no estado”, afirmou.
Maurício Santos frisou ainda que a atenção que o maranhão receberá da operadora se deve também ao fato de a Vivo está em primeiro lugar no último ranking da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) referentes ao índice de desempenho no atendimento e de reclamações contra as empresas de telefonia móvel divulgado em setembro deste ano. “A Vivo é a empresa que melhor se destaca nos indicadores de cumprimento das metas de qualidade de atendimento propostas pelo Índice de Desempenho. Em todos os rankings ficamos sempre muito próximos dos 100 pontos, a nota máxima”, comentou.
* O repórter viajou a convite da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário