quarta-feira, 5 de maio de 2010

Preservação ambiental é tema do Prêmio Fapema 2010


Após votação aberta no portal da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), os usuários do site elegeram o tema do Prêmio Fapema 2010: “Preservação Ambiental e Planejamento Urbano das Cidades”. Dos 538 votos, o tema vencedor obteve 424, aproximadamente 80% do total.

O seguindo lugar ficou para o tema “Base de Alcântara e Tecnologia aeroespacial - Maranhão no século XXI”, com 42 votos, seguindo de “Inovação nas empresas - cooperação entre academia e setor produtivo como estratégia de desenvolvimento” (37 votos) e “Aquecimento global e mudanças climáticas - reflexos no Maranhão”, com 26 votos.
 
“A expressiva votação do tema vencedor mostra a preocupação da sociedade com o contexto metropolitano e com a necessidade de um planejamento urbano sustentável nas cidades brasileiras, sobretudo, em São Luís”, avaliou a presidente da Fapema, Rosane Guerra. “A criação e a manutenção de reservas no Maranhão é outro ponto que precisa ser levado seriamente em consideração quando se fala em desenvolvimento das cidades”, completou.

Segundo a presidente da fundação, com a escolha do tema, os próximos passos serão a promoção de atividades que visem fomentar a ampla discussão do assunto na sociedade civil, como a realização de uma edição especial do projeto “Colóquios Fapema”; e o lançamento da premiação, previsto para o próximo mês.

Realizado desde 2005, o Prêmio Fapema é uma das principais premiações científica do Norte/Nordeste. Reconhece o talento dos pesquisadores locais e estimula a divulgação científica e tecnológica no Maranhão.

Nos últimos anos houve um crescimento expressivo no número de empreendimentos que adotam, no Brasil, princípios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Atualmente, existem 123 projetos na fila para receber o selo Leed (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), concedido a projetos que se encaixam nesse perfil. Há dois anos, não passavam de 20.
 
Agora, a tendência das construções ecológicas está extrapolando os empreendimentos isolados e chegando ao planejamento urbanístico. O Brasil acaba de aderir ao movimento Transition Towns, ou Cidades da Transição, uma rede que reúne cerca de duas mil cidades, que pretende criar soluções de planejamento urbano com foco em sustentabilidade.

Nenhum comentário: