quarta-feira, 12 de maio de 2010

Coletor de vapor da termelétrica desembarca no Itaqui

Steam Drum

Desembarcou no Porto do Itaqui a principal peça da caldeira da usina termelétrica (UTE) MPX Itaqui. A operação ocorreu sábado (8) e foi divulgada ontem pela empresa. O equipamento, chamado de Steam Drum (coletor de vapor, em tradução livre do inglês), pesa 145 toneladas e foi importado pelo consórcio Mabe, construtor do empreendimento. A peça já foi transportada para o canteiro de obras, localizado a cerca de cinco quilômetros do porto, e está em processo de montagem e içamento para ser posicionada no topo do prédio da caldeira. Depois dessa etapa, serão desenvolvidas a montagem e construção da caldeira.

A previsão é de que até setembro a empresa tenha recebido todas as peças para a montagem da caldeira. "Seguindo este cronograma, em novembro o equipamento estará totalmente montado", informa o presidente da MPX Itaqui, Edio Rodenheber.

Uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a usina termelétrica MPX Itaqui está recebendo um investimento de R$ 1,8 milhão, financiados pelo Banco do Nordeste e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A usina está programada para entrar em operação a partir do segundo semestre de 2011, mas o auge da obra já acontece em julho deste ano, momento em que deve gerar até dez mil empregos diretos e indiretos. Hoje, cerca de 1,5 mil pessoas trabalham diretamente na empresa.

A capacidade de geração é 360 megawatts (MW) de energia elétrica, o equivalente a 60% da energia consumida no Maranhão, excluindo-se a demanda da Alumar. Quando em operação, a usina utilizará Clean Coal Technology, processo que atende a todos os protocolos internacionais para queima limpa do carvão mineral. Os investimentos em minimização de impactos e emissões de gases, aliás, representam 30% do investimento total na fase de implantação da usina.

Nenhum comentário: