SÃO PAULO - A 16ª edição da Intermodal South América foi aberta, ontem, pelo ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP-PR), Pedro Brito, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). No seu discurso, Brito enfatizou o apoio da SEP ao evento. "A SEP apóia todos os eventos que colaboram com o desenvolvimento do país, principalmente a Intermodal, que representa um elo forte entre os principais players (agentes) do setor de logística brasileiro", disse. A feira termina amanhã.
A Intermodal é o maior evento do gênero nas Américas. Neste ano, a feira conta com 500 expositores dos setores de transporte de carga, logística e comércio internacional numa área de exposição de 28 mil m² e estimativa de receber mais de 45 mil visitantes.
O setor portuário maranhense está presente na feira para mostrar suas vantagens competitivas e grandes projetos como o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), além das obras estruturantes que estão sento realizadas. "Queremos mostrar ao Brasil que temos competitividade, tanto que fomos classificados pelo Governo Federal como um dos portos mais importantes do país", disse Hermes Ferreira, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui.
Estratégico - O Porto do Itaqui é um dos sete mais importantes do Brasil, ao lado dos portos de Santos (SP) e Paranaguá (SC), segundo o Governo Federal, classificado na categoria "Portos Nacionais Estratégicos". A informação foi divulgada no início de março pelo ministro dos Portos, Pedro Brito, anunciando ainda que no biênio 2010/2011 serão investidos R$ 605 milhões no Itaqui, recursos para obras de reforma e expansão.
O porto maranhense é importante para o projeto de escoamento da produção agrícola do Centro-oeste, chamado Corredor Centro-Norte, devido à sua localização geográfica privilegiada, próximo aos mercados consumidores da Europa e América do Norte. Em 2016, ano previsto para conclusão das obras no Canal do Panamá, o Itaqui ficará a apenas 23 dias de navio do Porto de Xangai, na China.
O Itaqui é o único no mundo com profundidade natural mínima de 27 metros e largura de 1,8 km. Possui bacia abrigada, com uma variação de maré de até oito metros e seis berços de atracação de até 19 metros de profundidade na maré baixa.
Além disso, o setor portuário do Maranhão tende a crescer ainda mais com a instalação de grandes empreendimentos industriais como a Termoelétrica Porto do Itaqui (Grupo MPX), a Fábrica de Celulose Suzano (na Região Tocantina) e a Refinaria Premium I da Petrobras, obras que chegam a R$ 41,93 bilhões.
Seminários - Ainda a respeito da Intermodal 2010, a UBM Brazil, organizadora da feira, programou para esta edição três seminários: o Infra-Portos, voltado ao setor portuário, que contará com a presença do ministro dos Portos, Pedro Brito, e cujo programa inclui palestras sobre temas como Estratégia Portuária Brasileira (EPB), operação de contêineres no Brasil, Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT), entre outros; o Intermodal Connection, com palestras sobre as relações comerciais entre o Brasil e seus principais parceiros comerciais, realizado em parceria com a Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo (CAMARBRA), a Câmara Brasil-China (CCIBC) e a Câmara Americana de Comércio (AMCHAM); e o Intermodal Solutions Forum, programa com acesso gratuito para os visitantes, que totalizará, nos três dias do evento, 18 horas de palestras, workshops, apresentações de cases e networking.
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