quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pelotizadora da Vale retoma suas operações

Empresa vai gerar 390 postos de trabalho diretos na usina de São Luís.


SÃO LUÍS - A usina de pelotização da Vale em São Luís reiniciou suas operações para a produção de pelotas. A unidade, que paralisou suas atividades em razão da crise econômica mundial, tem capacidade anual de produção de 7,5 milhões/ton. Com a retomada, serão gerados 390 postos de trabalho, entre próprios e terceirizados, em áreas técnicas como mecânica, elétrica, eletroeletrônica, eletrotécnica, metalurgia, química, e eletrônica. Também estão sendo contratados graduados em Engenharia Mecânica, elétrica, química, eletrônica e eletroeletrônica.

Até o momento mais de 320 profissionais (entre próprios e terceiros) já foram efetivados. As vagas estão sendo preenchidas de acordo com as necessidades de cada área.

No início de 2009, a empresa, por conta da queda na demanda mundial por minérios, teve que paralisar as operações da usina no Maranhão e todo o seu efetivo foi transferido para as áreas da ferrovia e do porto.

Com o reinício da produção, os empregados retornaram aos seus postos de trabalho na pelotização e, as áreas ocupadas por eles na ferrovia e no porto durante a crise, estão sendo preenchidas com novas contratações. Muitos desses profissionais serão aproveitados a partir da seleção do Programa de Formação Profissional.

A usina de pelotização da Vale em São Luís está localizada na área Itaqui-Bacanga, próximo ao Boqueirão e é a primeira da empresa construída no Maranhão, compondo o que a Vale chama Sistema Norte - também integrado pela ferrovia e pelo porto. A pelotizadora de São Luís foi inaugurada em 26 de março de 2002, um investimento de US$ 408 milhões que gerou 2.500 empregos diretos e indiretos em sua construção. Em 2007, a unidade atingiu seu pico máximo de produção: 7,05 milhões de toneladas.

Usada na fabricação de aço, a pelota é um produto de altíssimo valor agregado por proporcionar maior produtividade nas usinas siderúrgicas. Para se chegar à pelota o minério de ferro é misturado ao calcário, bentonita e antracito, um tipo de combustível sólido, além de outros insumos.

As informações são da Vale.

Nenhum comentário: