sexta-feira, 30 de abril de 2010

Baía de São Marcos tem fila de 36 navios à espera de vaga nos portos


Trinta e seis navios estavam na Baía de São Marcos, ontem, à espera de vagas no Complexo Portuário de São Luís (CPSL). Além disso, havia mais nove navios atracados nos ancoradouros do Complexo, o que totalizou 45 embarcações em operação. A maior concentração de embarcações na baía tinha previsão para atracar no Terminal Portuário Ponta da Madeira, administrado pela mineradora Vale, com 29 cargueiros ancorados na baía. Para o Porto da Alumar, havia três embarcações na fila: Castillo de Guadalupe, Norsul Santos e Norsul Crateus. Para o Porto do Itaqui, a estimativa era de quatro navios: Torm Lilly, Norsul Recife, Gran Couva e Sersou.

As informações são do sítio eletrônico Marine Traffic, bem como da Empresa Maranhense de Administração Portuária e da página da Vale na internet. Atracados nos terminais do CPSL estavam os navios An May, AtlanticLegend, He Tong e Coal Gypsy (no TPPM); Gotland Marieann, Itabuna, Torm Amazon e BBC Ásia (Itaqui); e Ilya, no Porto da Alumar.

No caso do Porto do Itaqui, os navios atracados estavam com previsão de deixar o terminal ainda ontem, caso do BBC Ásia, em operação de descarga de 1.700 toneladas de material diversos no Berço 102. Já o Torm Amazon descarregava quatro mil toneladas de derivados de petróleo no Berço 103. O navio Itabuna carregou 16 mil toneladas de derivados de petróleo no Berço 104, enquanto o Gotland Marieann descarregou 40 mil toneladas de derivados de petróleo no Berço 106.

Partidas - De saída do terminal portuário da Vale, segundo registros do site Marine Traffic, até o fim da tarde de ontem, estava o navio C. Polaris, com destino ao porto de Hong Kong, na China, com um carregamento de 126.920 toneladas de minério de ferro.

Ainda segundo a estatística do site Marine Traffic, chegou à Baía de São Marcos ontem o navio Berge Sthal e o Mona Pegasus, ambos com atracação prevista para a primeira quinzena de maio no TPPM.

De acordo com o site da empresa de praticagem Pratimar, até ontem 94 navios haviam concluído operações de carga/descarga no CPSL. Foram 10 navios no Porto da Alumar, 35 no TPPM e 49 no Porto do Itaqui.

No caso do Itaqui, que apresentou o melhor desempenho, segundo dados da praticagem, o Berço 104 teve o maior número de operações, com 16 navios no período. O Berço 103 operou 11 embarcações, enquanto o Berço 106 (exclusivo para movimentação de granéis líquidos), movimentou nove petroleiros. Já no berço 102, foram sete navios e no Berço 101 foram seis embarcações. Estes dois últimos atracadouros são utilizados, em geral, para operações com granéis sólidos, como produtos agrícolas, e também carga geral, como trilhos ferroviários, maquinários e contêineres.
No TPPM, com 35 embarcações no período, o Píer I apresentou o melhor desempenho, com 13 navios, enquanto o Píer III/Sul movimentou nove cargueiros. Já o Píer III/Norte registrou oito cargueiros, enquanto o Píer II, localizado no Porto do Itaqui (equivalente ao Berço 105), movimentou apenas cinco navios.

Fila de navios

Castillo de Guadalupe
Norsul Santos
Norsul Crateus
Torm Lilly
Norsul Recife
Gran Couva
Sersou
Oita Maru
Navix Astral
Cape Saturn
Bottiglieri Chalenger
Brasil Maru
Katsuragi Maru
Michele Iuliano
Cape Orchid
Genco Titus
Atlantic Princess
Angelic Power
Hebei Wisdom
Silver Dragon
Grain Harvest
Mona Pegasus
Antonis Angelicousis
Docebay
Berge Stahl
Ioniam Prosperity
Kohju
Sinocarrier
Regena N
Castillo de Valverde
Giuseppe Lembo
Maha Anosha
Ocean Garnet
Medi Kobe
Eirini K
Alexandra P

Nenhum comentário: