Tido como o maior graneleiro do mundo, o navio Berge Stahl completou mais um ciclo de operações no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), administrado pela Vale, em São Luís. A embarcação, de bandeira norueguesa, atracou no Píer I domingo (21) e, segundo informes da mineradora, partiu na madrugada de hoje. Nos últimos dois anos, o navio fez apenas quatro operações na Baía de São Marcos.
O Berge Stahl fez sua primeira viagem ao Maranhão em 10 de janeiro de 1987, vindo de Roterdã, na Holanda. O trajeto até a Europa dura cerca de 15 dias, conforme as condições climáticas do Oceano Atlântico. O tempo de carregamento no TPPM é de 72 horas, em média.
Isso significa que a embarcação tem condições de fazer a rota de São Luís a Roterdã pelo menos oito vezes por ano, o que corresponde a 3,2 milhões de toneladas anuais, aproximadamente. Entretanto, nos últimos dois anos, o navio passou a transportar minério de ferro para a China, o que explica o maior intervalo de operações no terminal ludovicense.
O navio possui 364.767 toneladas de peso bruto (DWT, da sigla em inglês) e comporta 355 mil toneladas de carga. O Berge Stahl foi fabricado em 1986 no estaleiro Hayundai - Coréia do Sul, especialmente para a rota São Luís/Roterdã/São Luís. A atracação só é possível devido à profundidade do TPPM ser ideal para navios de grande porte, com 23 metros de calado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário