Cachoeiras de Carolina, muito belas, porém bem distantes da capital
O Maranhão poderá ter rota aérea regional, a fim de aproximar a capital dos principais destinos: Tutóia, Alcântara, Chapada das Mesas e Florestas dos Guarás. Sem acrescentar detalhes sobre o valor do investimento e quem será contemplado com a concessão, o secretário estadual de Turismo, Tadeu Palácio, fez o anúncio, terça-feira, na solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato das Empresas de Turismo - Sindetur.
A declaração de Tadeu Palácio foi após ouvir duras críticas do novo presidente do Sindetur, Paulo Sérgio dos Santos, o Paulo Montanha, sobre a política de turismo do Maranhão. Montanha disse que em 2005 o estado chegou a ser o líder do Nordeste em captação de turistas; havia voos charters vindos diretos da Europa, principalmente Espanha e Portugal; foram estimuladas as vindas cruzeiros e foi construído um centro de convenções, que viabilizou finalmente o turismo de eventos em São Luís. “Hoje até mesmo a sala de recepção de passageiros no Porto do Itaqui foi desativada”, criticou.
Tadeu Palácio: Maranhão de volta à prateleira do turismo
Medidas - Além do anúncio da rota aérea, Tadeu Palácio prometeu reativar a sala de recepção de turistas no Itaqui e disse que as críticas feitas pelo presidente do Sindetur cabem muito bem no que aconteceu nos dois últimos anos, porém disse que a partir da posse de Roseana Sarney o estado voltou às prateleiras do turismo internacional.
“Estamos divulgando o Maranhão, trazendo os turistas de volta”, disse ele, acrescentando que os voos charters vão voltar, os navios de cruzeiro já estão incluindo São Luís em seus roteiros, ou seja, o Maranhão está sendo redescoberto pelas agências de viagens e operadoras de turismo.
O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, também reagiu às críticas, mostrando o que já foi conseguido na administração de João Castelo, que tem, aliás, Tadeu Palácio como antecessor. Segundo Macatrão, São Luís é forte candidata a subsede da Copa do Mundo de 2014. A Fifa, garantiu, já teria mandado bloquear dois hoteis – Pestana e Luzeiros – para hospedar jogadores da seleção que escolher a cidade e os jornalistas.
O presidente da Federação Nacional de Turismo – Fenatur, Michel Tuma Ness,k disse que ficou entusiasmado com o que ouviu, ou seja, os empresários cobrando do poder público e este reagindo positivamente às cobranças. Segundo ele, não se faz turismo sem entendimento entre governo e empresariado.
Portal Maranhão Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário