segunda-feira, 8 de março de 2010

Fapema: Tecnologia Aeroespacial é tema de workshop

Está previsto para sair, neste mês, a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a construção do Sítio de Lançamento de Alcântara. O centro possibilitará ao Brasil a entrada na disputa do mercado mundial de lançamento de foguetes e satélites.

A tecnologia aeroespacial é considerada uma das áreas mais promissoras do país. Não por acaso, o Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), está fomentando as discussões nesta área com o objetivo de formar recursos humanos que possam contribuir para o Programa Espacial Brasileiro.

Uma das ações vai acontece quinta-feira (11), em São Luís. Será o I Workshop sobre Engenharia Aeroespacial, resultado de um convênio entre a Fapema e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O evento vai discutir os grandes desafios da engenharia aeroespacial no Brasil para o período de 2010-2016. A abertura será às 8h com o credenciamento dos participantes.

O workshop conta com a parceria das universidades Estadual e Federal do Maranhão, Instituto Federal do maranhão (Ifma) e Tecnologia e Academia Maranhense de Ciência. Será realizado até sexta-feira (12) no Quality Grand São Luís Hotel.
A iniciativa vai permitir que profissionais de diversas áreas, professores, pesquisadores e estudantes das áreas das engenharias e tecnológicas, em particular aqueles envolvidos de alguma forma com engenharia aeroespacial, atualizem seus conhecimentos, ao entrar em contato com novos conceitos e tecnologias. Serão oferecidos mini-cursos e palestras técnicas proferidas por cientistas e técnicos de renome local e nacional.

Segundo a presidente da Fapema, Rosane Guerra, o workshop é também uma oportunidade para que professores e pesquisadores possam detectar afinidades e, no futuro, desempenhar projetos de pesquisa em conjunto, vislumbrando a submissão de projetos em resposta aos editais de instituições financiadores do CNPq, FINEP, CAPES e das fundações de apoio à pesquisa.

Como palestrantes foram convidados Irany de Andrade Azevedo e Cairo Lucio Nascimento, do Centro Tecnológico Aeroespacial, e representantes da Alcântara Cyclone Space, empresa binacional, resultante de tratado firmado entre Brasil e Ucrânia.

O coordenador-geral do evento, professor Areolindo de Almeida Neto, da Ufma, explicou que o workshop terá duas etapas; a de São Luís e uma segunda em São José dos Campos (São Paulo). Na segunda etapa, acontecerá um treinamento no Instituto Tecnológico de Aeronáutuca (ITA), para alunos da Uema, Ufma e Ifma selecionados durante o evento na capital.

Podem participar da seleção, os alunos participantes do evento (inscritos e presentes), regularmente matriculados em cursos de engenharia, computação ou física, que concluíram totalmente as disciplinas do 3º período.

"O treinamento terá duração de uma semana, com carga horária de 30h, sendo 27h de aula presencial e 3h de visitas ao Instituto de Aeronáutica e Espaço do CTA", conta Areolindo. "Ele visa aprofundar os conhecimentos despertados na primeira etapa e para que haja um aproveitamento máximo, será realizado por, no máximo, 15 alunos, sendo cinco de cada instituição", explica Areolindo de Almeida.

Inscrição

Para se inscrever no workshop, os interessados devem preencher o formulário de inscrição on line, disponível no site do evento: http://www.wea2010.org/, e fazer a doação de 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal. Após encaminhar o formulário, o participante receberá e-mail de confirmação da inscrição e instruções de como proceder para a doação do alimento.

Nenhum comentário: