Explorar e desenvolver todas as riquezas do litoral maranhense através do turismo. Esta foi a proposta da oficina "Turismo Náutico: desafios para a atualidade", ministrada pelo especialista em Ecoturismo Serafim Fernandes, no I Salão de Turismo do Maranhão.
A palestra teve um olhar voltado ao descobrimento do 2º maior litoral do Brasil com 640 km de extensão, mas principalmente despertar no público a utilizar o turismo náutico como ferramenta de desenvolvimento da região.
Durante sua apresentação o profº Serafim Fernandes ressaltou o Estado do Maranhão, que possui a maior biodiversidade em um mesmo território, citando a floresta amazônica, cerrado, pântanos e os grandes campos presentes por todo Maranhão.
Dono de uma hidrografia extremamente rica além de possuir um dos três deltas do mundo, o Maranhão, conta com o “Parcel de Manoel Luís”, um parque nacional marinho com o maior banco de corais da América latina, maior inclusive que os encontrados no caribe e em Fernando de Noronha.
Em suas viagens pelo litoral e pelo interior do Maranhão, Serafim Fernandes destaca alguns pontos poucos conhecidos inclusive pelos próprios maranhenses que poderiam ser utilizados como atrativos turísticos através do turismo náutico, como por exemplo, a Lagoa da Barragem de Boa Esperança no Rio Parnaíba, com ótima localização para serem feitas trilhas náuticas até para desenvolver a cidade.
Em Arari foi destacada a Pororoca que através de competições está almejando um espaço no circuito nacional de surf, e em Raposa e Cururupu que com a utilização das trilhas aquáticas já estão apresentando um desenvolvimento de suas localidades.
“Isso não é um desafio para o futuro, mas sim para a realidade atual que nos encontramos, devemos trabalhar a partir de agora. Temos que despertar para as riquezas das águas que possuímos, pois, o Maranhão é uma grande aventura”, declara Serafim Fernandes.
Escrito por Cazumbá Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário