segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Já não era sem tempo.


Projeto conserva fachadas de casarões do Centro Histórico
Projeto prevê pinturas internas, melhorias de calçamento e iluminação cenográfica.

Imirante

Divulgação
SÃO LUÍS - O prefeito de São Luís, João Castelo, lança na manhã desta terça-feira (8), no Quality Grand São Luís Hotel, o projeto "Cores de São Luís", que tem como objetivo preservar e conservar as fachadas de casarões do Centro Histórico. A iniciativa faz parte do calendário de eventos da Capital Brasileira da Cultura 2009 e prevê ainda pinturas internas, melhorias de calçamento e iluminação cenográfica.


O projeto será realizado em duas etapas, com intervenções urbanas para preservar monumentos históricos e conjuntos de relevante importância para a cidade. Na fase de execução do projeto, o primeiro local a ser beneficiado será a Casa das Tulhas – a famosa Feira da Praia Grande. Todo o quadrilátero do espaço será reabilitado com pinturas externas e internas, melhorias de calçamento e iluminação cenográfica. O segundo monumento beneficiado será a Igreja de São José do Desterro.


O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, ONG Capital Brasileira da Cultura e do São Luís Convention & Visitors Bureau, que envolve as secretarias municipais de Turismo (Setur), de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Obras Públicas (Semosp); as fundações municipais de Cultura (Func) e de Patrimônio Histórico (Fumph); e tem como parceiros o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon); Sebrae e Tintas Coral.


Com informações da Secom/Prefeitura de São Luís

http://imirante.globo.com/noticias/pagina213518.shtml

========================================================================
Oceanário


Oceanário - É um projeto ousado, que certamente vai dar o que falar, principalmente por parte de ambientalistas, mas, a exemplo do que o Governo do Ceará está na fazendo na Praia de Iracema, a Prefeitura de São Luís tenciona construir, na Avenida Litorânea, um Oceanário, que seria um imenso aquário que reuniria as mais variadas espécies da fauna e da flora marinha. Ainda seguindo o exemplo do projeto de Fortaleza, os visitantes poderão ter acesso a este espaço, seja em pequenas cabines que funcionarão como veículos ou mesmo usando apenas equipamentos de margulho, valendo a pena ressaltar que este projeto tem um cunho tanto de lazer quanto de educação, ou seja, servirá para estudos, pesquisa científica etc.
http://www.dzai.com.br/oimparcial/blog/aquilesemir

====================================================================
Edifício Panorâmico

Panorâmico - O edifício onde funcionou a presidência do extinto Banco do Estado do Maranhão – BEM será um referencial na cidade, a partir da conclusão da reforma por que passa, pois, além de ser o centro administrativo municipal, servirá para contemplação do que São Luís tem de mais belo, o seu Centro Histórico: casarões, fontes, templos religiosos etc. No projeto de adaptação para abrigar o gabinete do prefeito e as secretarias e outros órgãos do Município, terá um elevador panorâmico e na cobertura será montado uma espécie de mirante, de onde será possível contemplar o lado histórico da cidade e nele serão instalados ainda placa e luminárias indicando os eventos, os melhores locais para serem visitados etc.

====================================================================

Base Naval

O Maranhão está firme na briga pela base que a Marinha vai construir na região. Único concorrente, o Ceará está fazendo carga pesada para atrair o empreendimento militar para a costa cearense. Mas estudos preliminares teriam indicado que São Luís, por suas características portuárias e pela localização geográfica, seria a melhor opção.

Há cerca de um mês, uma missão de oficiais da Marinha visitou discretamente o complexo portuário do Itaqui e adjacências. O objetivo da visita foi verificar as condições da região portuária, para saber se ela é adequada para o projeto da base naval. Nos próximos dias, quem desembarcará em São Luís será o Comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto.


http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2009/09/07/estadomaior.asp

Nenhum comentário: