sábado, 2 de maio de 2009

Ano da França no Brasil - Maranhão inicia preparativos para a chegada do evento em São Luís



Na manhã do dia 2 de abril, o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Coutinho, e o secretário de Cultura do Maranhão, Joãozinho Ribeiro, reuniram-se para tratar de eventos do Ano da França no Brasil, que serão realizados na capital do estado, São Luís, única cidade brasileira fundada por franceses.

Nesse primeiro encontro, foram discutidos os projetos que vão ser implementados a partir de abril do ano que vem, quando começam as comemorações. Segundo Marcelo Coutinho, é importante a parceria dos governos brasileiro e francês para o êxito da iniciativa. “A nossa expectativa é que ocorra uma série de eventos com características das duas regiões.”

O governo do Maranhão também está criando uma comissão para tratar dos preparativos do Ano da França no Brasil no estado. Alguns projetos já estão em elaboração, como um festival internacional de música, que deve acontecer em meados de 2009. Outras idéias ainda estão sendo discutidas, dentre as quais a criação de um colóquio para contar a história do estado, a ocupação do centro histórico da cidade com artistas plásticos franceses e brasileiros e a promoção de teatro de rua com artistas franceses.

O secretário Joãozinho Ribeiro afirmou que espera “construir uma grande parceria com a França baseada na pluralidade de possibilidades concretas, não só na área da cultura, como também tecnológica e meio ambiente; temos que celebrar essa parceria que tem raízes históricas”.

O governo do Maranhão já vem discutindo internamente as ações previstas para o grande evento que acontecerá ao longo de 2009. Representantes da Secretaria de Cultura do estado já se reuniram com a comissária francesa Anne Louyot e mostraram, em linhas gerais, o que vem sendo planejado para o próximo ano. As ações terão como prioridade a territorialidade e a permanência.

Ao encontro, que ocorreu na Sede do Ministério da Cultura, em Brasília, também estiveram presentes a assessora de Assuntos Internacionais, Nazaré Pedroza, e a assessora de Planejamento da Secretaria de Cultura do Maranhão, Micaela Neiva Moreira.
Programação do Ano da França no Brasil inicia amanhã em São Luís
20-Abr-2009
A programação do Ano da França no Brasil terá início, oficialmente, amanhã (21) e se estenderá até o 15 de novembro, quando se encerra a exposição “Oui, essa é minha cidade”. O evento está sendo promovido pela Coordenação Geral do Espaço França Brasil e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís.

A participação do Maranhão, especificamente de São Luís, no Ano da França no Brasil, começou a ser articulada por causa da fundação da cidade pelos franceses em 1612. A comemoração tem um tom especial já que a cidade, este ano, é a “Capital Brasileira da Cultura 2009”.

Segundo a coordenadora geral do Espaço França Brasil, Marília de Laroche, todas as atividades da programação serão gratuitas e abertas ao público em geral. “Artistas franceses realizarão, nesta segunda-feira (20), intervenções na cidade, em coletivos, com a participação da Companhia Chegança de Teatro e franceses residentes aqui para fazer um intercâmbio entre os dois povos”, explicou.

Na terça-feira (21), durante a abertura oficial do Ano da França no Brasil, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) interditará o trânsito e estacionamentos na Esplanada dos Leões, da Praça Pedro II, onde fica o Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura, à rua do Sol, nas imediações do Teatro Arthur Azevedo, das 14h às 20h.

Com a intervenção do trânsito, haverá concentração pública em frente aos palácios dos governos estadual e municipal para apresentações culturais do Maranhão e da França, execução dos hinos da França, do Maranhão e de São Luís, além de um momento de silêncio para o toque do Tambor de Mina em homenagem a Dom Luís Rei de França.

A coordenadora geral do Espaço França Brasil, Marília de Laroche, explica que os franceses que passaram cerca de três anos nas terras do Maranhão, àquela época, tiveram uma convivência pacífica com os índios que habitavam o Estado.

“Eu acho que o fato de São Luís ter essa maternidade francesa, o Ano da França aqui será um marco histórico para a cidade, uma vez que os maranhenses também vão mostrar a riqueza cultural que existe aqui aos franceses que virão participar desta festa”, ressaltou Marília.

A programação com custo orçado em R$ 9,381 milhões destaca 13 projetos, entre eles, a realização do Festival Internacional de Música do Maranhão e a exposição do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger, que registrou em fotos sua passagem pelo Maranhão em 1948. Os dois projetos consumirão o maior volume de recursos do evento.

Turismo

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) está trabalhando para dar mais visibilidade a São Luís pelo Brasil e pelo mundo. Com a participação da Capital Brasileira da Cultura 2009 no Ano da França no Brasil, a expectativa do titular da Setur, Liviomar Macatão, é que a cidade receba muito mais turistas do que os dias de hoje.

“A divulgação de São Luís, suas belezas naturais, culturais e arquitetônicas estão ocorrendo, gradativamente, pelo país. Essas ações têm como objetivo atrair agências de turismo, empresários, imprensa nacional e, lógico, turistas à capital maranhense. Os destaques dessa exposição vão para a comenda de São Luís ´Capital Brasileira da Cultura´e o ´Ano da França no Brasil`, o que será muito importante para a nossa cidade, que estará pronta para receber muito mais turistas do que hoje”, pontuou o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Escrito por Cazumbá Online

Nenhum comentário: