sábado, 1 de fevereiro de 2014

Obra da segunda etapa da Via Expressa avança e já está na fase de imprimação

Próximo passo será a pavimentação da via, que interligará o Cohafuma ao Maranhão Novo.


Foto: Flora Dolores
Imprimação feita na Via Expressa

As obras da Via Expressa, em São Luís, estão avançando com a realização da imprimação da pista, atividade que antecede a pavimentação. O serviço faz parte da segunda etapa da construção da via, no trecho que ligará o bairro Cohafuma ao Maranhão Novo. Quando for concluída, a Via Expressa interligará os bairros Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, contribuindo para melhorar o trânsito na região. A previsão é de que a obra seja inaugurada em março deste ano.
A imprimação consiste na aplicação de uma camada de material asfáltico sobre a superfície de uma base concluída, antes da execução do revestimento. Tal atividade é importante para manter a aderência entre a base e o revestimento, o que dificulta o aparecimento de imperfeições na pista, como ondulações ou buracos.

Avanço - De acordo com Fabiano Junqueira, um dos engenheiros responsáveis pela execução do projeto, outras atividades também estão sendo realizadas na área, como a construção do canteiro central da via, a conclusão do viaduto na Avenida Daniel de La Touche e das alças que ligarão o viaduto à avenida.
Todo o serviço de drenagem da via já foi concluído. A próxima etapa das atividades será a urbanização da via, com a construção das calçadas e das ciclovias. Além disso, as futuras atividades a serem realizadas incluem a colocação da sinalização vertical e horizontal e dos postes de iluminação.
Junqueira afirmou ainda que as chuvas, previstas para esse período, não devem comprometer a realização da obra, pois o início do período chuvoso já estava incluído no cronograma dos serviços. "Estamos trabalhando com três possibilidades: uma pessimista, na qual pode chover com uma intensidade maior do que no passado; uma realista, levando em consideração o que aconteceu no ano passado; e uma otimista, na qual poderá chover menos do que no ano passado", disse Fabiano Junqueira.

Melhorias - Executada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra), a Via Expressa terá 9 quilômetros de extensão, com um custo avaliado em
R$ 116.349.524,60. Ao longo da sua extensão, ela terá corredores exclusivos para ônibus e cinco pontes.
A primeira etapa da obra foi finalizada em setembro de 2012 e entregue à população pela governadora Roseana Sarney. Assim que concluída, em março deste ano, a Via Expressa se tornará mais uma opção de tráfego para os motoristas, contribuindo para desafogar o trânsito em vias que estão saturadas, como a Jerônimo de Albuquerque e a Daniel de La Touche, e viabilizar o acesso a outras áreas de São Luís.
A Jerônimo de Albuquerque terá maior influência da Via Expressa. Com 10,36 quilômetros de extensão, ela é uma das principais vias de tráfego da capital, indo do Retorno da Forquilha ao Retorno do Calhau, passando por bairros Forquilha, Cohab, Angelim, Bequimão, Vinhais, Cohafuma e Calhau.
Pelo menos 30% dos veículos que trafegam hoje pela Jerônimo de Albuquerque, entre o Elevado da Cohama e o do Trabalhador, passarão a trafegar pela nova via. Segundo estudo da Sinfra, por dia, 30.481 veículos trafegam na avenida no sentido bairro/Centro dos quais 15.392 passarão a trafegar pela Via Expressa. Outros 10.848 farão o sentido oposto, Centro/bairro, totalizando 27.120 veículos que passarão pela nova pista.

Mais


A duplicação da Avenida Hilton Rodrigues (prolongamento da Avenida dos Holandeses), na Região Metropolitana de São Luís, também realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, está avançando com a conclusão da rede de drenagem de águas pluviais. Os serviços são essenciais para evitar o alagamento da via em dias de chuvas, garantido maior trafegabilidade e segurança para os motoristas que passam pelo local.

As obras preveem a duplicação da pista em um trecho de três quilômetros, que se estende do bairro Araçagi até o entroncamento com a rodovia estadual MA-204, próximo ao Condomínio Alphaville. Nas próximas etapas da atividade, será dado inicio às escavações para a construção do viaduto, que será construído no entroncamento entre a MA-203 e 204.

Número


R$ 116.349.524,60 é o custo de execução da Via Expressa

Nenhum comentário: