segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Força da maré ameaça prologamento da Avenida Litorânea




Clodoaldo Correa
         


Espigão foi construído para conter erosão na praia,principalmente na Litorânea
Espigão foi construído para conter erosão na praia,principalmente na Litorânea
O mar está reagindo forte às práticas do ser humano na capital maranhense desde o início de 2014. O impacto da força das marés que já foi sentido com mais de 100 carros atolados no Araçagi em 1º de janeiro, pode ser visto no prolongamento da Avenida Litorânea, entrega há pouco mais de um ano, tem sofrido forte erosão com rachaduras no calçamento e até pedaços de calçada já destruídos. Quem passa no local em dias de maré alta se assusta com o tamanho da força com que a maré avança. A tendência é que ela continue muito forte pelos próximos meses.

Ao longo de todo o trecho do prolongamento da Litorânea, as rachaduras são visíveis na calçada do lado da praia. O escoramento para reter a água não aguentou a força e já está praticamente todo desfeito. Existem dois pontos onde um pedaço da calçada já desabou e um poste está em um ponto muito comprometido.

Quem passa na Litorânea para caminhar, correr, andar de bicicleta ou namorar se assusta com os efeitos já visíveis da erosão da obra com pouco mais de um ano. “Parece que foi feito sem planejamento. Não dá para entender como esta obra já está nessas condições. A gente fica até com medo de correr por aqui achando que a qualquer momento vai desmoronar aqui um pedaço”, declarou o estudante de Direito Paulo Aguino, 27 anos.

Se para quem passa apenas de vez em quando, para quem já trabalha no local cotidianamente para tirar o sustento no local o perigo é ainda maior. A vendedora ambulante Célia Maria olha desconfiada para as rachaduras no calçamento. “De vez em quando a água fica forte que bate aqui em cima. A gente se assusta, mas acho que não tem nada de mais grave não”, disse.

O secretário de obras e serviços públicos de São Luís, Antônio Araújo, afirmou que irá fazer a recuperação da barragem do trecho da Avenida a partir desta semana, e que o trecho estará recomposto em no máximo dez dias.

O secretário porém, alerta que já estão sendo acionados judicialmente o ex-prefeito e o ex-secretário de Obras e serviços Públicos porque fizeram a obra sem o licenciamento ambiental. “Nós temos que recuperar porque é nosso dever e não podemos deixar a população correr perigo. Mas já estão respondendo processo o ex-gestor e o ex-secretário porque a obra foi feita sem o licenciamento ambiental. Não posso dizer se ela está correta ou errada. Mas se já apresenta problemas desse tipo, é um indicativo de que não houve o estudo necessário”, afirmou.

O Imparcial tentou contato com o ex-secretário Marco Aurélio, mas o número obtido estava desligado.


Marés sizígia
São Luís está em um período de marés altas por um fenômeno cíclico. É o chamado período de marés de sizígia, quando a lua e o Sol exercem sua atração em uma mesma linha. Isto acontece duas vezes ao mês e alguns momentos em intensidades maiores. Neste período, temos as marés mais altas durante a cheia e as mais baixas na vazante. Até o mês de maio, ainda teremos marés de grande amplitude em São Luís.
 

Nenhum comentário: