domingo, 9 de fevereiro de 2014

Fim de semana é de pré-Carnaval com blocos e bandas pela cidade

Bandida, Bloco da Imprensa e Bicicletinha do Samba animaram foliões no Centro.


Foto: Biaman Prado
Bloco da Imprensa arrastou foliões

Os fins de semana em São Luís já estão respirando Carnaval. Na tarde de sábado, quem passeava pelo Centro Histórico podia escolher de qual festa participar, já que eram vários os cortejos e aglomerações de foliões pelas ruas, destaque para a Banda da Bandida, que tomou conta da Avenida Beira-Mar, para a Bicicletinha do Samba, no Largo da Sé, e para o Bloco da Imprensa, na Praça dos Catraeiros, na Praia Grande.
A Bandida, que está comemorando 15 anos, vem para a pré-temporada lançando o seu CD com quatro faixas inéditas, sob a supervisão da dupla Alê Muniz e Luciana Simões, além da tradicional boneca, de cabelos coloridos e cigarro na boca, que puxa os foliões. "São 15 anos de muita alegria, muita animação. Aquele sentimento de tudo realizado é maravilhoso", afirma Milton Gadelha, um dos idealizadores do bloco.
Na Praça Pedro II, em frente à Igreja da Sé, a Bicicleta do Samba, ou apenas Bicicletinha, seguiu mais um sábado de folia. Sob o tema De Bicicleta Rumo ao Hexa - Um gol de placa, uma referência à Copa do Mundo no Brasil, a multidão começou a se concentrar por volta das 17h. Uma equipe de segurança foi contratada especialmente para controlar a entrada de pessoas no largo e impedir confusões.
O Bloco da Imprensa também se inspirou na Copa do Mundo, para brincar a folia. Com o tema Imprensa 2014 no Padrão Fifa, profissionais da imprensa em São Luís, ou simpatizantes se reuniram no palco armado na Praça dos Catraeiros e foram embalados na alegria de marchinhas e músicas carnavalescas.

Abertura oficial


A abertura oficial do Carnaval em São Luís está prevista para quinta-feira, dia 13, com o tradicional Baile da Corte de Momo, na casa de eventos Patrimônio Show, no Reviver. Nesse dia, serão conhecidos as princesas, a Rainha do Carnaval e o Rei Momo, que receberá a chave da cidade. No mesmo local, no sábado e no domingo, serão realizados os bailes dos Artistas e da Felizidade, para idosos, e do Erê, para o público infantil.
Já na semana seguinte, a partir do dia 27, terão início, os desfiles na Passarela do Samba. Serão seis dias de desfiles de tribos de índios, blocos tradicionais, blocos afros e escolas de samba na estrutura montada no Anel Viário. O espaço será composto de sete arquibancadas, 30 camarotes e deve comportar até 5 mil pessoas. O tema da festa este ano será Batuca Brasil na Passarela da Folia, alusão à Copa do Mundo.
Nos dias 28 deste mês e 1º de março, estão previstos os desfiles dos blocos tradicionais do grupo A e B. Nos dias 2 e 3 de março, são os blocos organizados e escolas de samba que entram na avenida. Já no último dia, 4 de março, será a vez das alegorias de rua (Tijupá, Casinha da Roça e Tapera) e o desfile de blocos afros.

Nenhum comentário: