segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cultura maranhense sofre a quarta baixa de 2014. Morreu Donato do Boi de Axixá

Nonato Buzar, Marvio do Boi Barrica, Chico Coimbra e agora o nosso querido Donato do Boi Axixá todos eles nos deixaram neste fatídico mês de fevereiro.

Bela mocidade - Orquestra Maranhense de Violões

Morre o cantador do bumba meu boi de Axixá, Donato Alves, aos 82 anos


O músico faleceu por complicações de um AVC, sofrido em maio do ano passado.

 

O compositor de Bela Mocidade, em apresentação em 2012. Foto: Douglas Júnior / O Estado.

SÃO LUÍS - Morreu, na tarde desta segunda-feira (10), o cantador e compostior do sotaque de orquestra, Donato Alves, do bumba meu boi de Axixá. O músico faleceu por complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido em maio do ano passado. Ele estava internado há nove meses no Hospital Carlos Macieira.
Em 2000, Donato Alves, também, havia sofrido um AVC, mas continuou em plena atividade na capital maranhense.
A toada "Bela Mocidade", canção composta na década de 1980, é um dos grandes sucessos do cancioneiro maranhense. Natural de Axixá, o cantor sempre demonstrou a sua forte relação com sua cidade natal.
Donato Alves teve a canção imortalizada na voz da cantora Maria Bethânia e, ao lado do amo do boi, Francisco Naiva, compôs dezenas de outras belas toadas que embalam o São João do Maranhão há décadas.
Em nota, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do compositor. “A cultura do Maranhão está triste hoje. Donato Alves era um mestre na arte de compor. Com simplicidade, sabia traduzir em poesia as belezas de Axixá, do Munim e do Maranhão. Donato e sua história de paixão pelo boi estão eternizados através de sua música, cheia de emoção e alegria”, afirmou a governadora Roseana Sarney.
Entre os artistas maranhenses a morte do compositor também foi muito lamentada. O líder da Tribo de Jah, Fauzy Beydoun, disse que tinha uma grande dívida com Donato desde quando seu grupo foi citado numa de suas composições. Ele lembrou o trabalho do cantador e classificado como "genial" a Blea Mocidade. " Essa é uma das todas mais brilhantes e, certamente ele terá um lugar especial no rol dos compositores brasileiros", lamentou Beydoun.
José Pereira Godão, integrante da Companhia Barrica, também demonstrou pesar e disse ser grandiosa a gerança cultural deixada pelo artista." Donato foi e sempre será o compositor de uma das músicas imortais da cultura popular maranhense. Com características singulares, românticas que nos mostra possibilidades muito claras de que a música maranhense pode estar em qualquer lugar do mundo."

Relembre a carreira do cantador e compositor do Boi de Axixá.

Na Mira

 

Douglas Júnior / O Estado
 
Veja a matéria completa no G1 Maranhão

SÃO LUÍS - Famoso por destacar toda a cultura do bumba meu boi maranhense, Donato Alves deixa para os fãs do Boi do Axixá, grandes canções que embalaram apresentações e encantaram gerações de pessoas que admiram as festas juninas do Estado. Abaixo, confira uma seleção da obra do artista feita especialmente pelo Na Mira:
Uma das canções mais famosas de Donato, "Bela Mocidade", ganhou ouvintes por todo o Brasil; assista a dois vídeos da apresentação do Boi de Axixá ao som da canção:


Além de apresentações ao vivo, "Bela Mocidade" ganhou várias versões de artistas brasileiros; ouça as versões de Maria Bethânia, Tribo de Jah e Papete, respectivamente:



"Esses Emoções", outra bela canção de Donato, pode ser ouvida em uma versão do cantor maranhense Zeca Baleiro, abaixo:

Para ouvir mais canções do Boi de Axixá, ouça os discos "Mantendo a Tradição (1998)", "Boi Famoso (1998)" e "Boi Do Povo (1996)".

Nenhum comentário: