terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Longa-metragem paranaense com elementos do Maranhão


Filme O camelo, o leão e a criança, do diretor paranaense Paulo Blitos, tem cenas gravadas no Maranhão e deverá ser lançado em abril.
 

Uma produção feita entre o Maranhão e o Paraná que pretende discutir aspectos filosóficos a partir de um dos capítulos do livro de FriedrichNietzsche Assim Falava Zaratrusta é a proposta do filme O camelo, o leão e a criança, longado paranaense Paulo Blitos que está em fase de produção. O filme teve 60% das cenas gravadas no Maranhão e o restante no Paraná. A previsão de lançamento é para abril.
A iniciativa de gravar o filme no estado surgiu a partir de uma visita do diretor Paulo Blitos a amigos paranaenses que desde 2011 fixaram residência em terras maranhenses. Blitos explica que já estava com o projeto do filme pronto, aprovado pela Lei Rouanet e com parte dos recursos financiados pelo Governo do Estado do Paraná, mas que ainda eram parcos. "Como a maior parte da equipe que queria chamar para o filme estava aqui, decidimos trazer o projeto, pois sairia mais barato. Além disso, me encantei com a forte mistura de culturas do Maranhão, o que gostaria de registrar no filme. Veio tudo a calhar", justifica Blitos. Os amigos a que se refere Blitos é o também cineasta Edemar Miqueta, que assina a direção de fotografia, e o fotógrafo Evandro Martin, ambos moram há dois anos em São Luís.
Os trabalhos para o filme tiveram início em setembro do ano passado, com a montagem da equipe técnica e dos atores. Daqui foram selecionados 15 atores e um preparador de elenco, além de 32 figurantes. Outra participação maranhense no projeto é do pesquisador e professor de música Joaquim Santos, que assina a trilha sonora de O camelo, o leão e a criança.
No Maranhão, o diretor escolheu como cenário para as filmagens os Lençóis Maranhenses e as cidades de Morros e São Luís. Na capital, o Centro Histórico, a Escola de Música e a Avenida Litorânea serviram de locação para a produção. "Além dos cenários fantásticos, fomos muito bem recebidos no Maranhão, as pessoas nos receberam de braços abertos e tivemos apoios importantíssimos como da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial do Maranhão e outras empresas locais que foram nossos parceiros", agradece o diretor.

Roteiro - O filme tem o roteiro de Paulo Blitos, que contou com a consultoria do psiquiatra João Perci Schiavon, da USP, nas linhas da filosofia e psicologia. Blitos explica que a produção é baseada em três histórias reais e visa trazer a filosofia para o cotidiano. "Queremos, com o filme, fazer as pessoas pensarem, refletirem sobre termas comuns. As pessoas tendem a achar que filosofia é para intelectuais para elucubrações e o filme vem desmistificar isso", pontua Blitos.
Integram o elenco o próprio Blitos (que vive o personagem principal) e os atores maranhenses Raimundo Reis e Vanessa Goncioroske e o paranaense Mauro Zanata. O diretor explica que o filme, por abordar questões pertinentes a toda a humanidade, não tem conotações regionais. "O que conseguimos dividindo o filme entre os dois estados foi reforçar a missigenação, as diferenças impostas pelas culturas europeia, africana e nativa e aqui no Maranhão isto é muito evidente", diz Blitos.
Atualmente, o diretor e os demais membros da equipe estão em Curitiba, onde serão gravadas as últimas cenas do filme, cuja finalização deverá ser feita em março.

Direção - Paulo Blitos é roteirista, diretor, ator e produtor de Curitiba (PR). Atua na área cultural desde 1994, na Escola do Ator Cômico, onde desenvolveu vários projetos como ator. Tem participação em filmes curta-metragem nas funções de produtor, roteirista e ator. Assina o roteiro e atua nos filmes Agora: a dimensão do infinito, em 2009, Crônicas do ser lacerante e Tuareg, este último gravado nos Lençóis Maranhenses na primeira vinda de Blitos ao Maranhão. É roteirista da animação O poder vem do céu (Premiado no Festival Curta 8, de Curitiba em 2012).

Nenhum comentário: