Novo Capitão dos Portos, Marcos Tadashi Hamaoka, visitou a
Emap, gestora do Porto do Itaqui
O s projetos de expansão do Porto do Itaqui foram apresentados
ao novo comandante da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), Marcos Tadashi
Hamaoka. Em visita à Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), os
representantes da Marinha surpreenderam-se com a projeção de crescimento do
porto maranhense para os próximos anos. O Itaqui prepara-se para movimentar
cerca de 17 milhões de toneladas em 2014.
No ano passado, recordes históricos foram alcançados como o
quantitativo para a soja, o fertilizante, o carvão, o etanol, o cobre e o
clínquer. A movimentação total de cargas em 2013 foi de 15,3 milhões de
toneladas. Os desafios são a finalização de obras que ampliam a infraestrutura
portuária, aumentando a capacidade operacional do porto.
Recebidos pelo diretor de operações José Alves Magalhães, os
visitantes conheceram os detalhes das operações portuárias, a posição
estratégica do porto, a integração logística, o corredor multimodal, a
infraestrutura, os perfis das cargas movimentadas, a carta de negócios, os
projetos em desenvolvimento e os planejados.
“É importante essa integração e conhecimento para o
desenvolvimento dos trabalhos”, enfatizou o comandante Tadashi. “Estamos em
expansão e explicar os nossos projetos a parceiros como a CPMA é fundamental
para avançarmos no crescimento portuário”, enfatizou Magalhães.
O gerente de planejamento Harlan Costa detalhou os trabalhos que
envolvem o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). As atividades do projeto
estão previstas para iniciar no primeiro semestre deste ano e levarão ao aumento
considerável no volume de grãos, que deverá chegar a 6,5 milhões de
toneladas/ano até 2017.
Contêineres - Outra conquista abordada na reunião foi a
consolidação das linhas regulares de contêineres no Itaqui. “Cerca de 5 mil
caminhões deixaram de circular pelas rodovias, quando empresas optaram pelas
linhas de contêineres”, explicou o gerente Harlan Costa.
O Itaqui movimenta cerca de 11 mil TEU (unidade padrão de
contêiner) por ano. São três linhas com abrangência para o Itaqui; duas linhas
em rotas nacionais e uma internacional. Pelos contêineres chegam produtos para a
construção civil (ladrilhos, portas, cerâmicas, andaimes, ferramentas),
utensílios domésticos diversos (tecidos, roupas, acessórios), maquinários e
equipamentos (plainas, caldeiras, bombas, compressores, motores hidráulicos e
pneumáticos). Para este ano, a meta do Itaqui é duplicar a movimentação, cerca
de 20 mil TEU.
Ferry-boat - Outro assunto abordado na reunião foi a preparação
para os planos de ação direcionados aos períodos de maior procura pelos
Terminais de Passageiros em São Luís e Cujupe (Alcântara), administrados pela
Emap e responsáveis em ligar a ilha de São Luís ao continente, principalmente
aos municípios da Baixada Maranhense.
A movimentação de pessoas aumenta consideravelmente nos meses de
janeiro (festejo de São Sebastião), fevereiro (Carnaval), feriados prolongados e
festas de final de ano.
Sob a coordenação da Emap, são elaboradas ações que integram
atividades tanto da CPMA, responsável pela fiscalização no mar, da própria Emap,
responsável pela infraestrutura dos terminais, e as operadoras Internacional e
Serviporto, responsáveis pelos serviços da travessia.
“Já trabalhamos no Plano de Ação para o Carnaval 2014 definindo
as competências para cada envolvido no intuito de garantir maior comodidade e
segurança aos passageiros”, finalizou Sílvia Gomes, gerente dos Terminais
Externos.
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