quarta-feira, 26 de junho de 2013

Programação movimentou também Arraiais do Ceprama e Praia Grande


Programação movimentou Ceprama e Praia Grande

Arraiais realizados em vários pontos atraíram público com bumba meu boi e tambor
 
A fogueira de São João queimou ao som de ritmos, cores e sotaques na noite da última segunda-feira, 24, com celebração à cultura popular em diversos pontos e terreiros de São Luís. No bairro Lira, próximo ao centro da capital, moradores da Rua Padre Roma vivenciaram a tradição dos festejos juninos por meio da Quadrilha Só por Um Dia que, em seu sexto ano de realização, anima e encanta a todos que participam da festa.
Segundo a organizadora do evento, Karla Daniele, a quadrilha é realizada todo dia 24 de junho e recebe sempre várias atrações. "A gente faz essa festa sempre no dia 24, que é o Dia de São João. Este ano, recebemos o Cacuriá-mirim de Dona Ildenê e a Quadrilha Princesinha da Ilha. Mas a atração mais esperada é a Quadrilha Só por Um Dia, que dá nome à festa", contou.
No arraial do Ceprama, o que não faltou foi alegria e animação por parte do público, que se contagiou com as diversas manifestações que passaram pelo local. Por volta das 22h, o Boi de Tajaçuaba subiu no terreiro e encantou a todos com suas belas índias e caboclos de fita. Crianças e adultos bailavam ao som da orquestra que dava o tom da apresentação.
Passaram também pelo Ceprama a Dança do Boiadeiro Cavalo de Prata da Cidade Operária, Boi Tradição de São Bento, Boi da Fé em Deus, Banda Mákina Du Tempo, Boi Estrela de Bequimão e Boi de Juçatuba.

Praia Grande - Na Praça Nauro Machado, o Boi de Nina Rodrigues foi o grande destaque da noite. Na Praça da Faustina, turistas e ludovicenses se misturavam conforme a batida dos tambores e movimento das coreiras. O Tambor de Crioula de Dona Roxa, correio de São Benedito, provou por que o São João do Maranhão é considerado um dos mais animados do Brasil. A turista Evelynne Tavares, da Paraíba, veio com um grupo de amigas para São Luís conhecer de perto a riqueza dos festejos maranhenses. "Fazemos parte de um grupo de danças populares na Universidade Federal da Paraíba e viemos vivenciar o São João de São Luís, que é tão rico. Já tinha vindo aqui uma vez e participado de uma roda de tambor de crioula, mas não tão animada como essa", afirmou Evelynne, empolgada.
Já na Casa do Maranhão, não só os grupos folclóricos fizeram a alegria dos brincantes. O cantor Erasmo Dibell também deu sua contribuição. A fogueira do São João esquentou, também, os pandeirões do batalhão pesado do Boi da Maioba, que fechou a noite com muita emoção.

Nenhum comentário: