domingo, 30 de junho de 2013

Milhares prestigiam Arraial da Lagoa na noite de São Pedro

 

SÃO LUÍS - Milhares de pessoas foram ao Arraial da Lagoa, na noite de sábado (29). O espaço, coordenado pelo Governo do Estado do Maranhão via Secretaria de Estado da Cultura (Secma), “transbordou” de tanta gente, entre crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, que para lá foram em busca da diversidade de ritmos do folclore maranhense. Seis grupos folclóricos animaram a festança, além do show do Grupo Falamansa.
“Uma noite maravilhosa, um show de primeira e vejo que todo mundo aprovou essa atração, pois o arraial está lotado”, disse a estudante Lívia Mousinho. A noite foi embalada pelo Grupo Piaçaba, Presidente Juscelino, Morros, Nina Rodrigues e Maioba.
Depois dos grupos folclóricos, a atração mais esperada da noite (que atraiu um expressivo número de jovens universitários) foi a banda Falamansa, liderada pelo vocalista Tato. Juntamente com os outros integrantes, ele subiu ao palco às 23h, pontualmente, e cantou durante pouco mais de uma hora.
Antes, no entanto, Tato recebeu a imprensa no camarim e revelou sua ansiedade em se apresentar para o grande público maranhense. “É uma responsabilidade muito grande que temos nesta noite, afinal o Maranhão tem uma cultura junina muito forte. Nós somos uma banda paulista tocando as coisas do Nordeste. Há um número significativo de nordestinos morando na capital paulista. Esse show é também uma comemoração aos 15 anos da Falamansa”, declarou Tato.
Os artistas cantaram seus mais tocados sucessos e músicas do mais recente álbum, As sanfonas do rei, que na gravação tem participação de convidados especiais como Jorge du Peixe, do Nação Zumbi, e Elba Ramalho, que canta com o grupo na música Sanfoninha Choradeira, de autoria de Luiz Gonzaga e João Silva. Desde o mês de maio, o quarteto vem realizando shows em diversas cidades brasileiras, a exemplo de Manaus, Ituaçu (BA), Maceió, Campina Grande e Brasília.
Tato relembrou que a história da Falamansa começou em 1998, no último dia de inscrição para o III Festival de Música do Mackenzie. Naquela época, ele era DJ de forró e tinha algumas composições próprias. Foi aí que decidiu inscrever uma delas (Asas).

Cuidados especiais
Devido ao grande número de pessoas que lotou o espaço, as atenções foram redobradas por parte das equipes de vídeo-monitoramento, instalado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), e do hospital de campanha. No parquinho para a criançada, as filas aumentaram e nas arquibancadas, o difícil era encontrar um lugar vazio.
Aumentou o número de pessoas interessadas em degustar comidas típicas. Os responsáveis suaram a camisa por causa do aumento da demanda. O público, aliás, lotou não somente o terreiro em si, mas também seus arredores, na área destinada ao comércio informal, onde houve crescimento.
O atendimento na Feira da Economia Solidária, projeto da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), também se intensificou. Segundo o secretário da pasta, José Antônio Heluy, a feira mostra o trabalho de mulheres integrantes de diversas associações comunitárias criadas nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e Barreirinhas.
“São mulheres que estavam desempregadas e agora obtém renda a partir de um trabalho sustentável”, destacou Heluy. A Barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS) ficou aos cuidados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e no estande do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, mais de 400 testes educativos de bafômetro foram realizados.
Hoje (30), a festa tem continuidade a partir das 19h, com as apresentações dos grupos de bumba meu boi da Fé em Deus, União da Baixada, Brilho da Terra, Upaon Açu e Boi de Sonhos. O cantor pernambucano Geraldo Azevedo se apresentou às 23h. O Arraial da Lagoa é uma promoção do Govenro do Estado, com apoio do São Luis Convention Bureau e patrocínio da Ambev, Grupo Mateus, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Nenhum comentário: