domingo, 30 de junho de 2013

Maranhão Vôlei inicia treinos físicos para disputar Superliga Feminina.

Jogadoras fazem exercícios em bicicleta. (Foto: Biaman Prado/MV).


SÃO LUÍS - A temporada do Maranhão Vôlei começou oficialmente. A recém-formada equipe maranhense já iniciou sua preparação física visando a disputa de um torneio regional em julho e da Superliga Feminina em setembro. As atletas do MV chegaram a São Luís na última semana e não tiveram tempo para descansar. Todas já começaram a ser avaliadas pelo departamento médico do time maranhense com testes realizados no laboratório de fisiologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e na Academia Estação Saúde.

Como é início de trabalho, o grupo do Maranhão Vôlei está heterogêneo, onde as atletas estão em níveis diferentes de preparação. Fator que não preocupa o preparador físico da equipe, Fabiano Furtado. Segundo Furtado, neste primeiro momento é fundamental conhecer como as jogadoras estão fisicamente para, aí sim, planejar a melhor forma de trabalho para cada atleta individualmente.

“Essas atletas estão na fase de bateria de testes, avaliações, para que a gente possa ter um diagnóstico mais concreto no perfil desse grupo e, logicamente, planejar em cima desses resultados. Pelo fato de termos uma temporada de dez meses, vamos ter a oportunidade de evoluir passo a passo com essa equipe, levando em consideração as particularidades. E essa etapa serve para traçar nossas metas para que elas possam suportar essa temporada de jogos que teremos pela frente”, explicou o preparador físico.
Preparador físico Fabiano Furtado acompanha exercício de atletas do MV. (Foto: Biaman Prado/MV).

E apesar de ser apenas a primeira semana de treinos, as jogadoras do Maranhão Vôlei estão suando a camisa. Os exercícios físicos estão sendo puxados, mas se fazem necessários para o crescimento do time maranhense, que terá uma temporada longa enfrentando equipes de alto nível de todo o país.

“Esse tempo de preparação nos dá uma possibilidade maior na sequência de treinos, de planejar e vai nos propiciar melhores adaptações relacionadas ao nosso trabalho. O planejamento é fundamental e isso vai nos ajudar bastante para que elas possam atingir um bom nível de capacidades físicas, um bom nível de performance humana para que possam representar bem o Maranhão”.

Equipe do Maranhão Vôlei
Isabella Afonso Muniz
Adriani Vilvert Joaquim
Alice Francisca Dias Horta
Franciele Janara Stedile
Ednéia Anjos de Sousa
Daniele Cristine Marcelo de Oliveira
Elizabeth Hintemann
Anny Caroliny Alves Ramos
Amanda Caroline Felipe Martins
Nikolle Del Rio Aid Correa
Jessica Lorena Ventura Ferreira
Yael Castiglione

Comissão Técnica
Chicão (técnico)
Osnir Gonçalves (auxiliar técnico)
André (estatístico)
Murilo Dias (fisioterapeuta)
Fabiano Furtado (preparador físico)
Geraldo Magela (supervisor geral)
Mauro Câmara (supervisor de quadra)
Ferreira Júnior (mordomo)

Nenhum comentário: