domingo, 23 de junho de 2013

Manifestação "Acorda Maranhão" foi marcada pela paz em São Luís

 
SÃO LUÍS – A manifestação “Acorda Maranhão” que aconteceu na tarde deste sábado (22), teve início por volta das 14h com a concentração nas Praças Maria Aragão e Gonçalves Dias. De acordo com dados da polícia militar havia mais de 10 mil pessoas na passeata, mas a organização do movimento informou que havia mais de 17 mil.

Multidão em caminhada pacífica Foto: Jonas Sakamoto/Imirante.
 
Os manifestantes seguiram pela Avenida Beira-Mar, rumo às ruas do Centro de São Luís e pararam na Praça Dom Pedro II por volta das 16h30. Durante todo o percurso eles exibiam faixas, cartazes e bandeiras com frases de protesto, e mesmo com a chuva que caiu o protesto seguiu conforme o que havia sido programado. Em seguida a manifestação foi rumo à ponte do São Francisco e a multidão se dispersou.
Multidão se dispersou na Ponte do São Francisco Foto: Jonas Sakamoto/Imirante.

Não houve confronto e nem atos de vandalismo até as 17h30. Mas após o término do movimento pequenos grupos se dividiram e alguns seguiram para a Assembleia Legislativa, outros voltaram para o Palácio dos Leões e outro grupo foi para a Avenida Ana Jansen.
 
Cobrança pela Refinaria do Maranhão dentre outras serviram de mote do movimento
 
Na Avenida Ana Jansen, próximo à rotatória do São Francisco eles pararam fizeram um protesto na porta da TV Mirante, houve confronto com a polícia e quebraram uma das portas do Banco do Brasil que estava sem tapume. A polícia revistou algumas pessoas, encontrou um chuço com um rapaz, houve um pequeno confronto entre a polícia e alguns manifestantes que atiraram pedras, mas logo o tumulto foi desfeito.
Ainda de acordo com a polícia, sete pessoas que estavam quebrando o Banco Bradesco, próximo a ponte do São Francisco, foram identificadas e conduzidas para a delegacia.
As 19h pequenos grupos ainda estavam concentrados na porta da Assembleia Legistaliva e Palácio dos Leões.

Nova manifestação em SL marcada para esta segunda

Manifestantes estão se mobilizando por meio das redes sociais. Mais de mil pessoas são esperadas.
 
 
SÃO LUÍS - Depois de dois protestos realizados em São Luís, sendo um na última quarta-feira (19) e outro no sábado (22), mais uma manifestação está sendo organizada, pela internet, na capital maranhense. Identificada como "SÃO LUÍS ACORDOU! - 3 ato", prevista para esta segunda-feira (24), a manifestação já tem mais de 1.400 pessoas confirmadas para o evento.
Entre as principais reivindicações deste protesto, está a luta contra a Proposta de Emenda Constitucional 37 (PEC 37), que limita o poder de investigação do Ministério Público. Protesto com intuito similar levou mais de 30 mil pessoas às ruas em São Paulo e 150 em Fortaleza.
Além desta reivindicação, outras propostas são, também, de alertar o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís a problemas com despoluição de praias, aumento nos investimentos da educação, asfalto nas ruas e ampliação do sistema de tratamento sanitário.
 
Segundo informações da página deste grupo no Facebook, a concentração será na Avenida Colares Moreira, em frente ao Tropical Shopping, às 17:30 desta segunda.
 
 

Nenhum comentário: