domingo, 16 de junho de 2013

Festejos juninos já dominam os quatro cantos de São Luís


 
Público começou a prestigiar a variada programação cultural nos arraiais espalhados pela cidade.
 
Gisele Carvalho
Da equipe de O Estado
 
São Luís já está no clima dos festejos juninos. Na quinta-feira, primeira noite de festa, o Terreiro de Maria, como foi batizado o Arraial da Praça Maria Aragão, ficou lotado de amantes do São João maranhense, que assistiram a um show de diversidade de ritmos depois da bênção ao Mastro em homenagem aos santos da época: São João, São Pedro, São Marçal e Santo Antônio e cortejo acompanhado por caixeiras do Divino Espírito Santo e levantamento do mastro na entrada no arraial. A programação junina será intensificada esta semana em 50 pontos da cidade com a apresentação de mais de 150 atrações artísticas e culturais.
Quando a chuva forte que caiu no fim da tarde de quinta-feira parou foi a vez de os grupos folclóricos subirem ao palco e darem a largada às festividades na capital. O Tambor de Crioula Turma de Crioulos, do bairro Alemanha, abriu a festa. Cerca de 15 homens e 20 mulheres se apresentaram no chão em meio ao público, pois o tablado ainda estava escorregadio por causa da chuva.
É comum encontrar famílias inteiras acompanhando a programação dos arraiais espalhados na cidade. Foi o caso de Ilda Macedo, que, acompanhada do marido, do sobrinho e da filha Ana Clara, de apenas 2 meses, prestigiou a primeira noite de festa em São Luís. “Essa é a segunda vez que eu venho olhar um arraial, mas gostei muito e pretendo voltar nos outros dias”, contou.
O ritmo de manifestações folclóricas maranhenses, como bumba meu boi, tambor de crioula e cacuriá, o colorido das indumentárias e a alegria dos brincantes têm atraído cada vez mais turistas neste período. É o caso da carioca Mila Cruz, que veio a São Luís com o filho Bernardo, de 1 ano, visitar parentes e, principalmente, conhecer os arraiais da cidade. “Viemos para ver o boi do Maranhão. Meu marido teve que ficar em casa, no Rio, porque alguém tem que trabalhar nessa família”, brincou.
Para quem participa da festa, a maratona de ensaios, iniciado no começo do ano, é recompensada durante as apresentações. “Gostamos muito do cacuriá. Quando a gente sobe para dançar, é uma descarga de adrenalina no corpo todo. E foi isso que aconteceu hoje [quinta-feira]”, afirmou Mikael Brandão Morais, de 20 anos, integrante do Cacuriá Assa Cana, da Liberdade.

Mais


Programação de hoje na Praça Maria Aragão
18h - Cacuriá Mirim Rabo de Saia
19h - Tambor de Crioula de Canuto
20h - Dança do Boiadeiro Cavalo de Prata
21h - Boi de Morros
22h - Boizinho Incantado
23h – Boi de Orquestra Upaon-Açu

Nenhum comentário: