quinta-feira, 20 de junho de 2013

Empresa chinesa pode se associar à Petrobras no projeto da refinaria no MA


Sinopec e Petrobras celebraram Carta de Intenções que pode resultar na criação de uma joint venture para o desenvolvimento do projeto

A estatal China Petrochemical Corporation Sinopec poderá ser parceira da Petrobras na construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira. As duas empresas celebraram Carta de Intenções com o objetivo de desenvolver estudo conjunto para o projeto, orçado em R$ 40 bilhões e que terá capacidade para processar 600 mil barris/dia de petróleo.
A Carta de Intenções, celebrada dia 11 deste mês, tem como base o interesse da Sinopec em estudar conjuntamente com a Petrobras a viabilidade de eventual criação de uma joint venture entre as empresas, para implementação da refinaria.
De acordo com comunicado da Petrobras, a referida Carta de Intenções não é vinculante e não gera obrigação entre as partes de firmar futuros acordos comerciais ou operacionais após o resultado dos estudos de viabilidade.
No início deste ano, a Sinopec teria manifestado interesse em ser parceira da Petrobras no projeto da Refinaria Premium I. Em março, por recomendação do ministro Edison Lobão, a presidente da Petrobras, Graça Foster, esteve na China, onde tratou das negociações com a estatal chinesa. A iniciativa resultou, agora, na
A Sinopec, que já é parceira da Petrobras no projeto do Gasene - Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste, importante da malha de gás natural do Brasil, tem atuação global com atividades em várias segmentos, entre os quais exploração, avaliação, desenvolvimento e produção de reservatórios de petróleo e gás natural.
A Refinaria Premium I já recebeu investimentos de R$ 1,5 bilhão em obras de terraplanagem. Nova etapa de serviços deve iniciada a partir de julho. Está prevista ainda a construção de uma subestação de 230 kV para garantir o suprimento de energia elétrica para o empreendimento.

Maior do Brasil - A Premium I será a maior refinaria do Brasil, com capacidade para processar 600 mil barris/dia de petróleo. Na primeira fase, quando entrar em operação em 2017, produzirá 300 mil barris e mais 300 mil na segunda etapa, em 2020, totalizando 600 mil barris/dia.
De acordo com a Petrobras, a refinaria I irá produzir derivados de petróleo da maior qualidade, tais como GLP (Gás de cozinha), Nafta, Bunker, Coque, Querosene de Aviação (QAV) e Diesel. Grande parte dos produtos deverá ser exportado.
Infraestrutura portuária para atender a demanda da primeira fase de operação da refinaria já foi garantida, bem como foi definido o traçado da faixa de 55 km de dutos que serão construídos entre o empreendimento, em Bacabeira, e o Porto do Itaqui.

Nenhum comentário: