sábado, 29 de junho de 2013

Elba Ramalho encanta o público no Arraial da Lagoa


Cantora foi o grande destaque da noite de quarta-feira, que teve apresentações do Boi do Oriente e do Boizinho Barrica.
 
Diego Torres
Da equipe de O Estado
 
A sétima noite das festividades juninas, na quarta-feira (26), foi marcada pela alegria da vitória da Seleção Brasileira de Futebol na Copa das Confederações e o show da cantora paraibana Elba Ramalho no Arraial da Lagoa da Jansen, que também teve grupos de bumba meu boi de sotaques de orquestra e matraca, o alternativo Boizinho Barrica e tambor de crioula. Milhares de pessoas lotaram os vários arraiais espalhados por São Luís e a animação deu o tom do São João do Maranhão.
O brilho e o colorido do Boizinho Barrica encantaram o grande público que compareceu ao Arraial da Lagoa. O casal Henrique Campos e Natália Sousa afirmou que todos os anos assiste a pelo menos uma apresentação do grupo que integra a Companhia Barrica. “Não importa se é uma apresentação nova ou antiga. Eles são tão lindos que a gente pega a programação só para ver onde estarão. Hoje [quarta-feira] foi bom porque, além do Barrica, tem Elba”, comemorou Natália.
O Boi Oriente, do bairro Vila Passos, entrou no arraial com seus 160 integrantes, para mostrar a beleza do sotaque de zabumba. Segundo a presidente, Maria Juliana Fonseca, o grupo já esteve, inclusive, em um programa de TV apresentado por Regina Casé, há alguns anos. “Nós, aliás, somos o único grupo de bumba meu boi que reúne 11 cantadores em suas apresentações”, revelou Maria Juliana Fonseca.

Show – A apresentação de Elba Ramalho começou às 23h e uma multidão se posicionou em frente ao palco para sentir a energia da cantora, que entrou como um “rojão” e colocou todo mundo para dançar. Acompanhada por dois casais de bailarinos que se trajavam conforme as músicas apresentadas, a paraibana mostrou por que é considerada Rainha do São João do Nordeste.
O ritmo alegre da cantora, além da oportunidade de vê-la gratuitamente, foi o que motivou a aposentada Inês do Carmo, que, por ser fã da cantora, não se intimidou com a lotação do Arraial da Lagoa. “Não quero nem saber se está cheio ou vazio, eu quero é dançar”, disse, animada.
Antes de subir ao palco, Elba Ramalho recebeu a imprensa e falou da expectativa de uma apresentação no Maranhão durante o São João, que é caracterizado principalmente pelo bumba meu boi e pelo tambor de crioula. “Fazia cinco anos que eu não vinha a São Luís e já estava com saudade, pois sou fã da cultura maranhense”, afirmou.
A cantora também destacou que suas apresentações são uma ratificação da cultura nordestina e, por esse motivo, não viu nenhum problema em ser uma das artistas mais esperadas na capital maranhense. “Meu repertório é formado por músicas dos grandes mestres nordestinos e dou minha contribuição para manutenção dessa memória tão rica. O Maranhão, com o bumba meu boi, reggae e tambor de crioula, não fica fora”, explicou.

Centro – No Centro Histórico da capital, eram quatro os pontos de apresentações de atrações maranhenses. Na Praça da Faustina, um dos destaques da programação foi a apresentação do Tambor de Crioula de São Benedito. O cantor Josias Sobrinho foi uma das atrações do Arraial da Casa do Maranhão. Já no Ceprama, o Boi de Panaquatira movimentou a noite de quarta-feira.
No Canto da Cultura, um grupo de italianos se arriscava nos passos do forró que eram ensaiados com maranhenses. O vendedor Dênis Siqueira era um deles e afirmou que a diversão consegue superar as dificuldades de comunicação. “É difícil porque elas são um pouco ‘desengonçadas’, mas o que conta é a alegria e a vontade de se divertir com um som que não é comum para elas”, afirmou.

Festejo de São Paulo Apóstolo começa hoje


A Paróquia São Paulo Apóstolo (Renascença II) realizará um grande festejo para homenagear seu padroeiro, de hoje até o dia 7 de julho. O tema deste ano é São Paulo exemplo de vida aos jovens, em homenagem à Jornada Mundial da Juventude, encontro com o papa Francisco, que acontece em julho, no Rio de janeiro.
O festejo será aberto com uma missa solene, às 19h. Amanhã, Dia do Santo, a programação será iniciada com a tradicional alvorada e a oração da manhã, às 7h30. Logo após, será servido um café da manhã partilhado e em seguida os paroquianos farão uma carreata pelas ruas do bairro. À noite, às 19h, haverá missa solene e em seguida um jantar, também partilhado. Durante todas as noites, as celebrações começam sempre às 19h.
O largo será realizado de 4 a 7 de julho, sempre após as missas. A programação cultural do largo terá apresentação de grupos de bumba-boi, forró, entre outras brincadeiras, além de comercialização de comidas típicas. Este ano, os candidatos a rei e rainha do festejo também são jovens, já que eles são o tema da festa.

Mais


Hoje a principal atração no Arraial da Lagoa é o cantor Nando Cordel, mas a festa começa com o Cacuriá de Dona Teté, seguido dos bois Brilho da Ilha, de Apolônio e Axixá, encerrando com Maracanã e Boizinho Barrica. A cantora Fátima Passarinho se apresenta no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Na Casa do Maranhão, o Boi de Nina Rodrigues é uma das atrações, e Gabriel Melônio sobe ao palco do Ceprama à meia-noite. Amanhã, o destaque é para o grupo Falamansa e seu forró pé de serra na Lagoa da Jansen.

Nenhum comentário: