sexta-feira, 21 de junho de 2013

Diversidade de ritmos nos arraiais de São Luís

 

 
Programação prossegue animada nos arraiais e hoje estreiam os terreiros da Casa do Maranhão (Centro Histórico) e Ceprama.
 
A festa não para no Arraial da Lagoa (Lagoa da Jansen). Na noite de hoje, segundo dia de programação, o arrasta-pé será iniciado com a tradição da quadrilha nordestina e encerrado com a batida forte das matracas. Em outros terreiros, como Casa do Maranhão (Praia Grande) e Ceprama (Madre Deus), a festa começa hoje, às 19h. Entre atrações a serem apresentadas, grupos de bumba meu boi, quadrilha, cacuriá, além de shows com artistas maranhenses. O tradicional cortejo com os grupos saindo da Praça Deodoro em direção à Praia Grande também será realizado hoje.
No Arraial da Lagoa um dos mais esperados é o Boi de Axixá, que se apresentará por volta das 22h. Segundo a presidente Leila Naiva, o grupo folclórico está em andanças também pelo interior do Maranhão, cumprindo agenda junina. Hoje, no entanto, os brincantes se concentração na Ilha para a estreia no Arraial da Lagoa.
“Nós estamos em processo de gravação de DVD documentário e as imagens estão sendo captadas durante algumas apresentações, mas começaram antes da temporada junina, em espetáculos realizados inclusive na cidade de Parauapebas, no Pará, ao longo da viagem de trem”, disse Leila Naiva.
Os integrantes do Boi de Axixá vestem novas indumentárias desde o último dia 15 e este ano levam para os arraiais o tema Axixá: o amor em cinco letras. Ao mesmo tempo, homenageiam o cantador Donato Alves, compositor de toadas importantes da história do grupo, a exemplo de Bela Mocidade.
A Quadrilha Formosinha do Sertão, originária do bairro Monte Castelo e coordenada pelo coreógrafo Denilton Neves, promete repetir a criatividade mostrada no ano passado nos terreiros. Hoje, o grupo também estreia no Arraial da Lagoa, com nova proposta. O grupo folclórico desenvolve o lado social, retirando jovens das ruas.
No Arraial do Ceprama, os escalados são Dança Cigana, Boi de Morros, Cacuriá de Dona Teté, Boi de Maracanã, Boi Barbosa de Rosário e Boi Unidos de Santa Fé. O show especial será da cantora Flávia Bittencourt, que entrará no clima do São João.
No Arraial da Casa do Maranhão, o roteiro terá a alegria da quadrilha Caipiras do Asfalto, do bairro Belira, que todo ano inova, mas mantém a tradição do casamento caipira. Lá, também se apresentarão os bois de Upaon Açu e Nina Rodrigues e o Grupo Lamparina.
O Grupo Lamparina fará uma homenagem a São João e a João do Vale, conforme adiantou Regina Oliveira, uma das vocalistas do grupo. Ela antecipou que a proposta é fazer um passeio por diversos ritmos que se destacam no São João do Nordeste, incluindo, é claro, os ritmos maranhenses, a exemplo dos sotaques do bumba meu boi. O Lamparina destaca-se pelo colorido das roupas que vestem seus artistas e pelo teatro executado durante as apresentações.
“Nós gostamos muito de nos apresentar no Centro Histórico porque aquele cenário nos dá ainda mais inspiração e nos dá oportunidade nos mostrar para os turistas. Nós estamos com agenda cheia e estaremos em outros arraiais até o fim da temporada”, disse Regina Oliveira.

Cortejo - Por volta das 17h, quem estiver no Centro será surpreendido pela animação dos grupos folclóricos, que desfilarão pela Rua Grande rumo à Praia Grande, conclamando o público para participar da festa junina maranhense. Onze grupos estão previstos para participar, entre eles Boi Barrica, Coco Pirinã e Dança Portuguesa Mensageiros de Portugal. A concentração será na Praça Deodoro, mesmo local do ano passado.
De acordo com José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, o cortejo representa o chamamento geral para a festa folclórica e tem sempre um efeito muito positivo, dada a espontaneidade da manifestação. “É uma alegria contagiante desfilar em fila indiana com os outros grupos pelo meio da Rua Grande, vendo as pessoas fotografando, filmando, dançando e cantando com a gente. É quando sentimos a força da tradição pulsando mais forte dentro de nós”, declarou Godão.

Serviço


• O quê
Arraiais juninos e cortejo no Centro Histórico

• Quando
Hoje, a partir das 17h

• Onde
Arraial da Lagoa, Arraial da Casa do Maranhão e Ceprama, e cortejo com saída da Praça Deodoro

Nenhum comentário: