sexta-feira, 14 de junho de 2013

CLA lança Foguete de Treinamento Intermediário

Operação Águia I/2013, no Centro de Lançamento de Alcântara (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)

 
Operação Águia I/2013, no Centro de Lançamento de Alcântara (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)

 

Foguete atingiu altitude de 52,59 km, e tempo de voo de 216 segundos.
Lançamento faz parte da Operação Águia I/ 2013.

Do G1 MA
 
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou às 15h14 desta quinta-feira (13) um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), como parte da Operação Águia I/ 2013, visando o treinamento operacional e a obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo. Ele atingiu uma altitude de 52,59 km e chegou ao ápice do lançamento com o tempo de 106 segundos. Viajou por 216 segundos até cair no oceano.

Centro de Lançamento de Alcântara (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)
Centro de Lançamento de Alcântara
(Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)
 
O foguete, que tem comprimento 5,5 m e peso total de 500 kg, pode transportar até 30 kg de carga útil. Este foi o oitavo FTI lançado em Alcântara.

Águia I/2013

 A Operação Águia I/ 2013 é realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do CLA e conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Primeiro Comando Aéreo Regional (I Comar), da Segunda Força Aérea (FAE II), da Capitania dos Porto do Maranhão (CPMA), do Institituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e participação de equipes do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° Gav) e do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° Gav).

 
 

Nenhum comentário: