segunda-feira, 14 de junho de 2010

Segurança do Maranhão terá helicóptero para missões de alto risco


O Maranhão contará, até novembro deste ano, com mais um helicóptero para auxílio no combate à criminalidade e no salvamento de vidas. A assinatura do contrato de aquisição entre o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Balestreri, ocorreu nesta segunda-feira (14), em Florianópolis, durante a 10ª edição da Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública (Interseg).

A Helibras foi a empresa vencedora da licitação e terá um prazo, até o fim de novembro, para fazer a entrega. Segundo o secretário Aluísio Mendes, a aeronave, no valor de R$ 14,9 milhões, é o primeiro equipamento neste modelo a ser adquirido por uma secretaria de Segurança na América Latina. Os recursos são 50% financiados pela Senasp e 50% pelo Governo do Maranhão.

“O helicóptero, que poderá transportar 10 pessoas, atenderá a serviços nas áreas de segurança, saúde, entre outras funções. O Maranhão será o primeiro estado a obter esta potente aeronave”, destacou Mendes.
A aeronave será usada em missões de vigilância, transporte de tropa e cargas externas, intervenção rápida por rappel e fast rope. Também poderá ajudar no controle de rebeliões em presídios, combate a incêndios em áreas urbanas e florestais, além de resgate e busca em qualquer ambiente.

Aeronave

O modelo de helicóptero escolhido é o EC145. A aeronave é certificada para vôo por instrumentos monopilotada. Pode ser configurada com diversos acessórios para aplicação em missões policiais e de salvamento, como, por exemplo, gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rappel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação para vôo IFR, piloto automático com 3 eixos e sistema de GPS digital.

Com amplo espaço interno e excelente visibilidade, o novo modelo alia facilidade de manutenção e baixo consumo de combustível. Dispõe de grande autonomia de vôo, o que lhe permite alcançar até 680 km. Há cerca de 300 unidades similares em operação em 32 países.

O helicóptero EC145, adquirido por meio de Pregão Presencial pelo Governo do Maranhão, apresenta dimensões e números de desempenho invejáveis: peso máximo de decolagem de 3.585 kg, carga útil de 1.793 kg, carga externa de 1.500 kg, capacidade para 2 pilotos e 8 passageiros, velocidade máxima de 268 km/h, velocidade de cruzeiro rápido de 246 km/h, alcance de 680 km, potência máxima de decolagem de 738 shp por motor, 2 turbinas Turbomeca Arriel 1E2, comprimento com rotores girando de 13,03 m, comprimento da fuselagem de 10,20 m, altura de 3,45 m e diâmetro do rotor principal de 11 m.

Nenhum comentário: